Folha do Norte MS
Rio Verde MS - Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017
Folha do Norte MS no Whatsapp
ESPORTES » AUTOMOBILISMO

15/04/2017 «¢s 13h52min - Atualizada em 15/04/2017 «¢s 13h52min

Bottas supera Hamilton e consegue primeira pole da carreira no Bahrein

Valtteri Bottas foi a grande surpresa dessa classificação. O finlandês deu o bote no companheiro Lewis Hamilton e cravou a primeira pole da carreira no GP do Bahrein, formando a dobradinha com o tricampeão

Bottas supera Hamilton e consegue primeira pole da carreira no Bahrein

Confira como foi a classificação do GP do Bahrein


A F1 retornou à pista de Sakhir já no cair da tarde neste sábado (15) e sob as luzes artificiais do enorme circuito árabe no meio do deserto. As temperaturas seguiam altas, na casa dos 30ºC. No asfalto, os termômetros indicavam um pouquinho mais: 31ºC. Mas essas marcas significaram também uma melhora do clima em relação ao treino realizado antes, na metade da tarde barenita, que apontavam 39ºC na pista. 


 


Dito isso, os primeiros 15 minutos do Q1 começaram com Pascal Wehrlein. Depois de perder as corridas da Austrália e da China, o piloto da Sauber finalmente tem a chance de iniciar sua temporada. E o alemão já saiu com os supermacios. O companheiro Marcus Ericsson, Romain Grosjean, Esteban Ocon e Sergio Pérez logo seguiram Wehrlein, que abriu o cronômetro com 1min33s502. O sueco se colocou em segundo, mas quase meio segundo atrás. 


Romaim Grosjean vinha na cola dos dois. Mas acabou errando logo na primeira freada e desistiu da volta rápida na sequência. Aí Stroll surgiu na ponta, já andando em 1min32s. Só que acabou superado por Pérez em seguida, até que Valtter Bottas colocou ordem, impondo 1min31s041. A marca do finlandês já foi 1s6 mais veloz que o piloto da Force India.


Enquanto isso, Lewis Hamilton vivia um primeiro giro cheio de erros e escapadas, que o levou a mais tarde se queixou do assoalho do W08. Mas o piloto foi capaz de se recuperar. Antes disso, porém, Felipe Massa se colocou em segundo, mas esse tempo se transformou em terceiro, porque Max Verstappen se pôs em primeiro. Minutos depois, porém, Lewis acertou uma boa volta e cravou 1min30s814 – o primeiro a entrar na casa de 1min30s no fim de semana. Verstappen também entrou na casa de 1min30s, sendo a diferença para o tricampeão de apenas 0s090. 


Assim, a tabela se mostrava dessa forma: Hamilton, Verstappen, Vettel, Bottas, Massa, Ricciardo, Räikkönen, Kvyat, Sainz, Alonso, Pérez, Palmer, Stroll, Magnussen, Ericsson, Wehrlein, Ocon e Grosjean. Vale dizer aqui que os dois pilotos da Mercedes e os dois da Ferrari optaram por andar de macios nesta primeira fase da classificação. O restante, entretanto, já foi de supermacios.


Com três minutos para o fim, a zona de eliminação tinha: Palmer, Stroll, Magnussen, Ericsson e Ocon. Por isso, os últimos instantes da primeira parte da classificação ainda viram Räikkönen sair com os pneus supermacios, apesar do tráfego, para assegurar a terceira posição na tabela, com 1min30s988. 


Ainda, Ocon se salvou, pulando para 13º, assim como Stroll, que também conseguiu melhorar no minuto final. Alonso também conseguiu um lugar no Q2, enquanto Sainz ficou pelo caminho, de novo, com a Toro Rosso. E a surpresa dessa parte final foi também Pérez, que não foi capaz de colocar em posição melhor. Assim, os eliminados foram: Sainz (16º), Vandoorne (17º), Pérez (18º), Ericsson (19º) e Magnussen (20º).


O Q2 teve início com as Mercedes já na pista. Agora devidamente calçados com os pneus supermacios, Hamilton - o mais veloz da fase inicial do treino - saiu logo atrás do companheiro finlandês. E Bottas logo se colocou na ponta com 1min29s555. Mas o tricampeão passou abaixo, mas muito pouco: apenas 0s020. Verstappen se pôs ali também, em terceiro, 0s7 atrás dos prateados. Só que foi curto o tempo de Max. Logo Vettel cravou 1min29s596 e se juntou aos rivais.  



A tabela ainda tinha Räikkönen em quarto, Verstappen em quinto e Ricciardo em sexto, fechando o que parece ser mesmo a hierarquia de forças do grid atual. Felipe Massa ainda posicionou a Williams em sétimo, à frente de Kvyat, Hülkenberg e Palmer.  Na zona de eliminação estavam Grosjean, Ocon, Wehrlein, Alonso e Stroll. Só que o espanhol da McLaren decidiu não voltar mais à pista. 

Os dois minutos finais viram Grosjean pulou para oitavo, trazendo Hülk em décimo. Palmer ainda conseguiu uma boa volta para se colocar em décimo com cronômetro zerado. Assim, os classificados para a fase final da classificação foram: Hamilton, Bottas, Vettel, Räikkönen, Hülkenberg, Verstappen, Ricciardo, Massa, Grosjean e Palmer - que surpreendeu ao passar ao Q2.

Ficaram fora: Kvyat (11º), Stroll (12º), Wehrlein (13º), Ocon (14º) e Alonso (15º).

Aí a F1 chegou à fase decisiva. E os dois pilotos da Red Bull, com Ricciardo à frente de Verstappen, foram os primeiros a sair. Ambos foram logo seguidos pela dupla da Mercedes. Todo mundo, evidentemente, com pneus supermacios. As Ferrari deixaram os pits minutos depois. E Hamilton logo deu seu recado e cravou 1min29s792, batendo o recorde da pista, que pertencia a Michael Schumacher. O companheiro nórdico também veio bem e se pôs na segunda posição, com Vettel e Räikkönen logo atrás. Verstappen, Ricciardo, Massa e Grosjean completavam a tabela nesta primeira parte de Q3.


Foto Grande Prêmio




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

AUTOR/FONTE: Grande Prêmio

Luiz Carlos Atagiba

([email protected]­m.br)

Veja também »

25/06/2017

Hamilton condena postura de Vettel

Hamilton condena postura de Vettel

15/04/2017

Bottas supera Hamilton e consegue primeira pole da carreira no Bahrein

Bottas supera Hamilton e consegue primeira pole da carreira no Bahrein

16/01/2017

Williams confirma: Massa está de volta à F1

Williams confirma: Massa está de volta à F1

15/11/2016

Doria se reúne com Haddad para definir futuro de Interlagos

Doria se reúne com Haddad para definir futuro de Interlagos

12/11/2016

GP do Brasil dá prejuízo de R$ 98 milhões

GP do Brasil dá prejuízo de R$ 98 milhões

24/05/2015

Mercedes erra conta e coloca fogo no campeonato

Mercedes erra conta e coloca fogo no campeonato

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium