Sábado, 20 de abril de 2024
(67) 9-9959-0792
Campo grande

14/12/2017 às 10h04

Redação

Campo Grande / MS

MS lançou Plano Estadual de Cultura Exportadora
Atividade é em parceria com o Governo Federal,
MS lançou Plano Estadual de Cultura Exportadora

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (14.12) o Exporta/MS (Plano Estadual de Cultura Exportadora), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A intenção é reunir empresários para fomentar as exportações de produtos industrializados, com maior valor agregado e que geram mais renda para Mato Grosso do Sul.


O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e contou com a presença do coordenador do Programa Nacional do MDIC, Victor Maselli.


As exportações têm grande participação na economia sul-mato-grossense, representando de 5 a 6% do PIB nos últimos anos, valor muito acima da média nacional. A retomada da balança comercial começou em 2015 com exportações liquidas positivas, posicionando o setor como com estratégico para o crescimento do Estado e para as divisas do país.


Os números compilados pela equipe econômica da Semagro mostram que Mato Grosso do Sul trabalha para fortalecer sua balança comercial, exemplo disso é a participação de produtos industrializados que cresceu 10% nos últimos anos e soma, em 2017, 40% do total de exportações.


O secretário  da pasta, Jaime Verruck, explica que o Brasil ainda é iminentemente exportador, com muitas barreiras para importação e, sob o ponto de vista estratégico, precisa a pensar em longo prazo. “Brasil precisa se reposicionar buscando mercado com o que queremos vender e não com o que os outros querem comprar”.


Para ele entre os desafios está a burocracia, o sistema de exportação inadequado, questionamento da Lei Kandir, e o fato de apenas vender o que os outros querem comprar. “Pensar na diversificação da pauta exportadora, agregação de valor aos produtos, novos mercados e nichos dentro deles. Por isso Exporta MS vai traduzir regionalmente o que o Estado precisa para se desenvolver nesse setor”.


A tendência é de que nos próximos anos o Estado seja um grande exportador de proteína animal e não mais vegetal, mas para isso é preciso um conjunto de ações, como capacitações, avaliação de mercado, participação de feiras, treinamento, promoção, comercialização. “É a mudança da cultura, do comportamento”.


Programa Nacional


O Ministério lançou o Plano Nacional em 8 de dezembro, para ser ampliado a 25 estados a fim de difundir a cultura exportadora e contribuir para a ampliação do número de empresas que exportam.


O Programa oferece ao setor produtivo ferramentas de capacitação, consultoria e inteligência comercial, focado em aumentar o número de micro, pequenas e médias empresas no comércio exterior.


O evento estadual aconteceu no auditório da Cada da Indústria, localizado na avenida Afonso Pena, 1.206, Amambaí.


  

FONTE: Priscila Peres

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium