14/12/2017 às 10h04
Redação
Campo Grande / MS
O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (14.12) o Exporta/MS (Plano Estadual de Cultura Exportadora), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A intenção é reunir empresários para fomentar as exportações de produtos industrializados, com maior valor agregado e que geram mais renda para Mato Grosso do Sul.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e contou com a presença do coordenador do Programa Nacional do MDIC, Victor Maselli.
As exportações têm grande participação na economia sul-mato-grossense, representando de 5 a 6% do PIB nos últimos anos, valor muito acima da média nacional. A retomada da balança comercial começou em 2015 com exportações liquidas positivas, posicionando o setor como com estratégico para o crescimento do Estado e para as divisas do país.
Os números compilados pela equipe econômica da Semagro mostram que Mato Grosso do Sul trabalha para fortalecer sua balança comercial, exemplo disso é a participação de produtos industrializados que cresceu 10% nos últimos anos e soma, em 2017, 40% do total de exportações.
O secretário da pasta, Jaime Verruck, explica que o Brasil ainda é iminentemente exportador, com muitas barreiras para importação e, sob o ponto de vista estratégico, precisa a pensar em longo prazo. “Brasil precisa se reposicionar buscando mercado com o que queremos vender e não com o que os outros querem comprar”.
Para ele entre os desafios está a burocracia, o sistema de exportação inadequado, questionamento da Lei Kandir, e o fato de apenas vender o que os outros querem comprar. “Pensar na diversificação da pauta exportadora, agregação de valor aos produtos, novos mercados e nichos dentro deles. Por isso Exporta MS vai traduzir regionalmente o que o Estado precisa para se desenvolver nesse setor”.
A tendência é de que nos próximos anos o Estado seja um grande exportador de proteína animal e não mais vegetal, mas para isso é preciso um conjunto de ações, como capacitações, avaliação de mercado, participação de feiras, treinamento, promoção, comercialização. “É a mudança da cultura, do comportamento”.
Programa Nacional
O Ministério lançou o Plano Nacional em 8 de dezembro, para ser ampliado a 25 estados a fim de difundir a cultura exportadora e contribuir para a ampliação do número de empresas que exportam.
O Programa oferece ao setor produtivo ferramentas de capacitação, consultoria e inteligência comercial, focado em aumentar o número de micro, pequenas e médias empresas no comércio exterior.
O evento estadual aconteceu no auditório da Cada da Indústria, localizado na avenida Afonso Pena, 1.206, Amambaí.
FONTE: Priscila Peres
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