Folha do Norte MS
Rio Verde MS - Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018
Folha do Norte MS no Whatsapp
CIDADES » SONORA

01/05/2018 «¢s 13h46min - Atualizada em 01/05/2018 «¢s 13h46min

Enelto já prepara festa de aniversário da cidade

Várias atividades vão acontecer na semana de aniversário de Sonora, mas o ponto alto da festa será o show do cantor e compositor Almir Sater

Enelto já prepara festa de aniversário da cidade

O aniversário de 30 anos de emancipação do aniversário de Sonora é no dia 3 de junho, mas o atuante prefeito Enelto Ramos (MDB), não quer deixar nada para a última hora e já está em campo, buscando apoio para proporcionar uma festa inesquecível, aos moldes da realizada no seu primeiro ano de mandato, em 2017.


Para tanto tem buscado auxílio às maiores autoridades políticas e empresarias do Estado para que o povo tenha uma festa que merece. "Quero agradecer ao governador e ao presidente da Assembleia, Deputado Junior Mochi, por nos presentear com um show de qualidade e por sempre ter aberto as portas para firmar parcerias. Mochi tem feito essa ponte entre nossa região e o Governo", disse.


“Por outro lado, o governador Reinaldo Azambuja nunca disse, não, para nossa Cidade e tem nos ajudado muito em nossa gestão. Nossa festa vai ser muito linda e cheia de novidades. Posso adiantar que vai ser uma festa bem a altura do nosso povo", garante o prefeito.


Várias atividades vão acontecer na semana de aniversário de Sonora, mas o ponto alto da festa será o show do cantor e compositor Almir Sater. "Desde já aguardamos a presença de todos", convida o prefeito Enelto Ramos.


História


Sonora foi fundada em 3 de junho de 1988 e sua emancipação política se deu no dia 1 de janeiro de 1989. Com uma população de 15.239 habitantes (dados do IBGE) o município tem como santa padroeira Nossa Senhora Aparecida.


Está sob influência do clima tropical (AW). Tropical úmido, tendo como período chuvoso de setembro a março, com maior intensidade entre novembro a janeiro. As temperaturas médias estão acima de 20 °C e abaixo de 24 °C, sendo o período seco de três a cinco meses, estando a precipitação média anual entre 1.000 a 1.500mm.


Sonora apresenta como vocação duas grandes vertentes impulsionadoras para o seu desenvolvimento que são: A agroindústria e o turismo de eventos. A cidade é atravessada pela rodovia federal BR-163, que a liga, ao sul, com Campo Grande, a capital do Estado e, ao Norte, com Cuiabá (MT).


Principais Pontos Turísticos são:



  • Cachoeira Sumidouro (Usina Hidrelétrica): o Rio Correntes some em meio às rochas e após 365 metros o Rio reaparece com fortíssimas corredeiras. Local muito perigoso. Localiza-se na divisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao longo do percurso, existe um suspiro, onde se pode escutar a água passando por baixo. A água sai em vários pontos em uma velocidade maior que a de entrada, dando inicio a uma grande corredeira, conhecida por hidrelétrica.

  • Cachoeira da Hidrelétrica (Rodovia BR 163 sentido Sonora/Coxim): local contemplativo em meio às rochas. Cachoeira com 15 metros de altura, não propicia para banho.

  • Cachoeira Rainha (Rodovia BR 163 sentido Sonora/Coxim): sequência de 2 saltos com 1 metro de altura. Local excelente para banho e em meio às pedras uma imensa piscina natural.

  • Cachoeira da Água Bonita (Rodovia MS–213- Fazenda Santa Cruz): cachoeira no Rio Água Bonita com 15 metros de queda livre, 20 metros de largura e vegetação preservada. Atrás da cachoeira há uma caverna de fácil acesso, através das pedras.

  • Cachoeira da Água Branca (Fazenda da Cachoeira da Água Branca): Cachoeira com 83 metros de queda livre e fácil acesso. Há um saltinho com aproximadamente 3 metros antes da Cachoeira de Água Branca.

  • Cachoeira das Bromélias e Cachoeira do Trator (Rodovia MS–213, Fazenda Santa Gabriela): divisa dos Estados de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, a cachoeira das Bromélias tem aproximadamente 45 metros de largura e 7 metros de altura. A cachoeira do Trator possui um volume intenso de água, com aproximadamente 25 metros de largura e 14 metros de altura com forte correnteza. Não propicia para banho.

  • Gruta Boa União (Fazenda Cachoeira de Água Branca): localizado no Rio Água Branca, com aproximadamente 7 metros de altura, formando uma pequena praia.

  • Gruta Boa União (Fazenda Simbal – Rodovia MS-213): em seu interior há 3 imensas galerias que se estreitam na passagem de uma para outra. Há também uma nascente no meio da gruta.

  • Prainha do Correntes (Usina Hidrelétrica): rio Correntes com pequenas corredeiras, local propicio para banho com areia branca, formando uma prainha com extensão de aproximadamente 100 metros.

  • Vale das Pedras: assentamento com 240 famílias. Conhecida como Vila Velha de Sonora, são aproximadamente 3 km de areão com formações rochosas de formato variadas e vegetação preservada.


 Foto Edson dos Santos




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

AUTOR/FONTE: Luiz Carlos Atagiba

Luiz Carlos Atagiba

(luizatagiba@ibest.co­m.br)

Veja também »

20/05/2018

Assentamento Carlos Roberto terá distribuição de água

Assentamento Carlos Roberto terá distribuição de água

20/05/2018

Assentamento Carlos Roberto terá distribuição de água

Assentamento Carlos Roberto terá distribuição de água

15/05/2018

Município vai comemorar aniversário com obras em andamento

Município vai comemorar aniversário com obras em andamento

15/05/2018

Município vai comemorar aniversário com obras em andamento

Município vai comemorar aniversário com obras em andamento

01/05/2018

Enelto já prepara festa de aniversário da cidade

Enelto já prepara festa de aniversário da cidade

12/04/2018

Senado aprova projeto que beneficia municípios de MS com hidrelétricas

Senado aprova projeto que beneficia municípios de MS com hidrelétricas

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium