Corpo de Bombeiros orienta sobre regularização de locais para festas de carnaval - Folha do Norte MS CIDADES » COXIM »

12/01/2018 às 09h35min - Atualizada em 12/01/2018 às 09h35min

Corpo de Bombeiros orienta sobre regularização de locais para festas de carnaval

Corpo de Bombeiros orienta sobre regularização de locais para festas de carnaval

O 5º SGBM/Ind (Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim), orienta aos promotores e proprietários de estabelecimentos que realizarão festas de Carnaval sobre a necessidade de regularização junto a corporação.


Conhecida como a maior festa popular do país, o carnaval é comemorado em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, sendo comum a aglomeração de grande número de pessoas reunidas em lagos, balneários, rios, salões de festas, onde o consumo de bebidas alcoólicas, misturado com excesso de lotação em ambientes fechados e na maioria das vezes inadequados para o ingresso de crianças e adolescentes, dentre outros.


Diante disso, a corporação orienta sobre a necessidade dos locais atenderem as exigências da Lei n° 4.335 de 10 de abril de 2013, junto a SAT (Serviço de Atendimento Técnico).


Durante os eventos o Corpo de Bombeiros estará realizando operações de vistoria e fiscalização em todos os locais onde houver os festejos, ou seja, em clubes sociais, logradouros e balneários, com a finalidade de prevenir eventuais acidentes.


A fiscalização terá um papel fundamental na prevenção e orientações de medidas de segurança nos locais de lazer e concentração, além de evitar que possíveis tragédias ocorram. Em todos esses locais, existe a necessidade de certificação para que o evento transcorra, seguindo todas as exigências técnicas.


Se o local já possuir o certificado, serão verificadas as alterações que serão promovidas no que couber. Nos logradouros e outros pontos de folia serão verificados as condições de segurança, de estrutura de palcos e arquibancadas, assim como dos camarotes, som e iluminação.


O Comandante do 5° SGBM/Ind, Capitão Fábio Pereira de Lima, orienta os Prefeitos das cidades da região Norte (Coxim, Rio Verde, Sonora, Pedro Gomes, Rio Negro e São Gabriel do Oeste), que seja informado a unidade do Corpo de Bombeiros sobre a realização de eventos que ocorrerão neste período. Para que então, de forma organizada a equipe de vistoria da SAT do 5º SGBM/Ind, elabore um cronograma de vistoria com antecedência, para orientar os responsáveis a providenciarem as devidas regularizações dos eventos, que devem ser feitas com antecedência, respeitando os prazos estabelecidos em Lei.


De modo geral, as restrições mais comuns apresentadas pelos locais que receberão os foliões são: a ausência de projeto de proteção contra incêndio e pânico, número insuficiente de guarda vidas, falta de iluminação de emergência, ausência de extintores, ausência de sinalização para rotas de fuga, saídas de emergência insuficiente e controle de acesso em muitos casos excedendo a capacidade de lotação.


Caso os frequentadores observem alguma irregularidade nestes locais ele deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone de emergência 193.


Foto Divulgação




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

AUTOR/FONTE: Luma Danielle com assessoria

Luiz Carlos Atagiba

(luizatagiba@ibest.co­m.br)