Sexta, 23 de agosto de 2019
(67) 9-9959-0792
Corumbá

15/08/2019 às 07h01

42

Redação

Campo Grande / MS

Povo das Águas atendeu mais de 210 famílias na região do Baixo Pantanal
Foram prestados serviços para os moradores do Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho
Povo das Águas atendeu mais de 210 famílias na região do Baixo Pantanal
Foto Renê Márcio Carneiro

A 5ª edição do Programa Social Povo das Águas, realizada no período de 03 a 08 de agosto, atendeu 217 famílias na região do Baixo Pantanal, onde foram prestados serviços para os moradores do Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho. 


A ação reuniu profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura Familiar e da Defesa Civil, com coordenação da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, e levou diversos atendimentos para famílias que vivem em áreas de difícil acesso do Pantanal corumbaense. 


Foram realizados 150 atendimentos médicos, 257 procedimentos de enfermagem, 175 procedimentos odontológicos, além de da entrega de 250 kits escovação. Também foram aplicadas 158 doses de vacinas diversas aos ribeirinhos. Os profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizaram 32 cães e 11 gatos. Houve ainda a realização de05  palestras sobre higiene e saúde e planejamento familiar. 


Trinta e um integrantes do programa Bolsa Família participaram da pesagem obrigatória; 03 curativos foram realizados, bem como o atendimento a 3 urgências de pessoas com pressão alta. Dezesseis ribeirinhos receberam medicação injetável e 12 receberam vitamina A. A população pantaneira ainda recebeu atendimentos de fisioterapia, individual e em grupo, e de acupuntura, que totalizaram 160 procedimentos.


 Ainda houve ação de planejamento familiar (medicação Ciclo 21) que chegou a 36 pessoas; 94 atendimentos para hipertensão arterial, 02 diabetes melitus e 16 em saúde mental. A quinta edição do Povo das Águas registrou visitas domiciliares em saúde; 06 palestras com orientação sobre o tabagismo; 04 coletas do preventivo e 05 testes rápidos de gravidez. 


Nesta edição, 217 famílias foram assistidas pelos profissionais do CRAS Itinerante e da Defesa Civil, totalizando 495 atendimentos. O Povo das Águas ainda realizou a atualização do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) de 212 pessoas, 52 do CAD único, 02 do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e 26 inclusões no Cadastro Único do Governo Federal. 


Também foram realizados também 122 encaminhamentos e orientações pelo CRAS Itinerantes e 11 visitas domiciliares. Houve realização de 5 palestras sobre a Lei Maria da Penha, com total de 495 participantes. 98 crianças e jovens participaram de atividades lúdicas e pedagógicas e foram feitos 105 cortes de cabelo. 


Em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, foram emitidos 12 carteiras de identidade em primeira via e 06 emissões em 2ª via e realizadas 05 palestras informativas por meio do Setor de Identificação da Polícia Civil de Corumbá.


Foram distribuídos aos ribeirinhos: 225 cestas básicas, 225 cobertores. A Agricultura Familiar entregou sementes para plantio de pimenta, maxixe, melancia, rabanete, quiabo, abóbora e coentro. Ainda foram doados rações para cães e gatos, medicamentos e vacinas para estes animais, iogurtes para as crianças e enfatizada a Campanha Agosto Lilás – Lei Maria da Penha com entregas de panfletos, informativos e palestra. 


O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e conta com a participação de servidores da Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura Familiar, da Defesa Civil, além de voluntários.

FONTE: Asssessoria PMC

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium