Terça, 28 de janeiro de 2020
(67) 9-9959-0792
Chapadão do Sul

02/11/2019 às 09h07

64

Redação

Campo Grande / MS

Dia de Campo orientou produtores visando melhorias na produção de alimentos
Produtos do campo vão abastecer escolas municipais da região
Dia de Campo orientou produtores visando melhorias na produção de alimentos
Foto Assessoria

Com o objetivo de melhorar a produção de alimentos em Chapadão do Sul para atender as escolas municipais da região, o Assentamento Aroeira recebeu na quinta-feira (31) o Dia de Campo. A ação integra o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal visando o crescimento econômico local.

No encontro, os participantes – pequenos produtores rurais – recebem orientações para melhorar seu planejamento de cultivo. A intenção é que o grupo possa produzir o ano inteiro uma quantidade variada de alimentos de qualidade, para atender à demanda de compras públicas do município. A Prefeitura de Chapadão do Sul irá utilizar os produtos na merenda escolar, conforme previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A melhoria do ambiente de negócios local está prevista no programa Cidade Empreendedora. Conforme o analista técnico do Sebrae/MS, Marcus Faria, essa parceria é fundamental para garantir resultados. “O programa aproxima as pessoas do campo ao poder público. Nosso objetivo é ajudar o produtor com a produção de alimentos, e com isso, atender de forma plena o PNAE, contribuindo para que este produtor venda para o município, tenha mais recursos e com isso consiga melhorar de vida”, explica.

Entre as ações realizadas no assentamento, os participantes aprenderam a fazer um produto que utiliza o enxofre, composto recomendado para combate ao ácaro. A praga foi encontrada nas plantações de tomate, berinjela, entre outras, trazendo prejuízos para os produtores. Agora, será possível ter um trabalho preventivo.

As técnicas foram ensinadas pelo engenheiro agrônomo Élio Kokehara, consultor técnico do Sebrae para atendimento aos produtores no programa Cidade Empreendedora. “Identificamos uma quantidade maior da presença de ácaros e ensinamos esse produto. São eles quem produzem, então é um trabalho mais dinâmico, só distribuo a receita e eles vão executando. Com isso, agora dominam a técnica”, afirma.

Além disso, os produtores aprenderam técnicas sustentáveis de fertilização e de combate às pragas, como o uso do Composto Bokashi, um fertilizante orgânico; e a Calda Viçosa, fungicida que destrói ou inibe a ação dos fungos que atacam as plantas.

Cidade Empreendedora
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: www.sebraecidadeempreendedora.com.br

FONTE: Da Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium