Sábado, 20 de abril de 2024
(67) 9-9959-0792
Saúde

17/01/2020 às 12h20

Redação

Campo Grande / MS

Termina hoje consulta pública para pesquisa sobre saúde bucal
Levantamento vai examinar aproximadamente 30 mil pessoas em 2020
Termina hoje consulta pública para pesquisa sobre saúde bucal
Foto Arquivo

Prever tendências, necessidades e elaborar políticas públicas para um país requer um amplo trabalho de coleta de dados. Para a saúde bucal não é diferente. A cada dez anos, o governo brasileiro faz um levantamento nacional para identificar os principais problemas dentários, como cáries, má oclusão, doenças periodontais, entre tantos outros.


Este ano, em sua quinta edição, a pesquisa SB Brasil 2020 vai examinar 30 mil pessoas para levantar informações que qualifiquem o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal. 


O levantamento será feito em todas capitais do país, no Distrito Federal e em cinco municípios do interior em todas regiões do Brasil.  Esse tipo de pesquisa epidemiológica é feito a cada 10 anos e a execução da edição de 2020 será feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 


Segundo o Ministério da Saúde, os quatro levantamentos nacionais anteriores, feitos em 1986, 1996, 2003 e 2010, contribuíram para a construção da série histórica e da base de dados do perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.


Consulta pública


Para elaborar a metodologia a ser usada na pesquisa, o Ministério da Saúde abriu consulta pública pedindo sugestões de como essa coleta de dados será feita. O prazo para o envio das contribuições pela internet termina hoje (17).

FONTE: Agência Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium