20/08/2020 às 11h17
153
Redação
Campo Grande / MS
O Governo do Estado e Sanesul garantiram para o município de Rio Negro R$ 9,4 milhões em recursos via Programa Avançar Cidades para ampliar ao máximo o sistema de esgotamento sanitário.
No contrato assinado com a Caixa, estão previstos para serem executados 17,4 km de rede coletora de esgoto e 1.464 ligações domiciliares. Além disso, está prevista a construção de 4 estações elevatórias, entre outras obras complementares.
Para que o ciclo do tratamento do esgoto doméstico aconteça corretamente é preciso que sejam respeitadas várias etapas em obras de infraestrutura. O esgotamento sanitário é um sistema completo que é constituído por obras de infraestrutura e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente.
O mais importante para Rio Negro, neste pacote de obras de nove milhões, será a concretização da construção da ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, a etapa final do processo que recebe todos os efluentes domésticos coletados para o tratamento e a destinação correta, eliminando toda e qualquer possibilidade de poluição de ruas, mananciais e solo.
Os perigos dos efluentes serem descartados no meio ambiente sem o devido tratamento é que eles afetam diretamente o solo, a água e a saúde humana, por isso a importância das ETEs. Em Rio Negro, ela terá capacidade de tratar até 10 litros de esgoto bruto por segundo.
O município foi um dos contemplados no Programa Avançar Cidades junto à Caixa. O contrato de liberação de recursos foi assinado em 2019 pelo Governo do Estado, Sanesul, Município e Caixa durante evento oficial. O próximo passo é aguardar o processo de licitação.
Na época, o prefeito comentou sobre a importância das obras para toda a cidade. “Recebemos com muito entusiasmo estes investimentos do Governo do Estado através da Sanesul. Com certeza ganharemos mais qualidade de vida, e com o destino correto do esgoto uma maior visibilidade dos nossos potencias turísticos e valorização dos imóveis em nosso município”, comentou o prefeito Cleidimar da Silva Camargo
FONTE: ACOM/SANESUL
Há 3 horas
Mais de 700 licenças de pescadores são suspensas em 11 estados e no DFHá 3 horas
ONU: 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019Há 3 horas
Primeiro-ministro do Iraque anuncia Dia Nacional da TolerânciaHá 4 horas
Ministério da Saúde prevê 30 mi de doses de vacinas para marçoHá 4 horas
Justiça autoriza São José dos Campos a deixar Fase Vermelha