Quarta, 20 de janeiro de 2021
(67) 9-9959-0792
Geral

26/11/2020 às 08h05

71

Redação

Campo Grande / MS

Com delegacia virtual, Governo amplia combate a violência contra as mulheres
Mulher MS, dentro do app MS Digital, traz opções para garantir segurança das mulheres
Com delegacia virtual, Governo amplia combate a violência contra as mulheres
Foto Edemir Rodrigues

O campo Mulher MS, dentro do aplicativo MS Digital, é mais uma ferramenta de cidadania desenvolvida para auxiliar no enfrentamento à violência contra a mulher.


Delegacias da Mulher, Combate a Violência, Sobre seus Direitos e Não Se Cale são as opções disponíveis no campo voltado à orientar e proteger a mulher sul-mato-grossense dentro do app.


“Diante das incertezas da pandemia, este ano também foi um marco nesse caminho, disponibilizamos o aplicativo MS Digital, que além dos serviços públicos disponibiliza delegacia virtual para denúncias anônimas de violência contra a mulher e lançamos o site Não Se Cale, com informações e orientações” ressalta o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, em vídeo para a campanha mundial dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.


Entre as ações voltadas ao tema, Riedel elencou que Mato Grosso do Sul foi pioneiro na implantação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e também esteve entre os primeiros a oferecer acolhimento especializado às vítimas de violência por meio da Casa da Mulher Brasileira, que dada a sua relevância se tornou referência internacional.


A implantação da Sala Lilás nas delegacias do interior para acolhimento humanizado dessas vítimas também integra a lista de iniciativas voltadas a proteção e bem-estar feminino. “Ao todo serão 20 unidades viabilizadas com recursos próprios do governo e também grupo de emendas parlamentares, reforçando a parceria com a Assembleia e a convergência de esforços nessa luta”.


Em Mato Grosso do Sul, o dia 25 de novembro foi instituído como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher, por meio da lei nº 4.784/2015, tendo como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade para o fim de todas as formas de violência de gênero contra a mulher.


Este ano a programação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, será totalmente virtual, com seminário e rodas de conversa online, postagens nas redes sociais, lives e entrevistas ao longo desta semana. Confira a programação aqui.


O aplicativo


Disponível nas lojas virtuais para versões IOS e Android, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos, ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. Para se ter uma ideia, a ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento, enquanto apps de troca de mensagens instantâneas, por exemplo, chegam a atingir 86 MB.


Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 80 serviços ativos e 15 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense.

FONTE: Mireli Obando

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium