Quarta, 01 de dezembro de 2021
(67) 9-9959-0792
Sonora

14/10/2021 às 12h35

71

Redação

Campo Grande / MS

Prefeito Enelto Ramos anuncia construção do Laboratório Municipal
Demanda de pedido de exames em Sonora hoje é de 2.500 exames por mês_
Prefeito Enelto Ramos anuncia construção do Laboratório Municipal
Fotos Assessoria
Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva (DEM), anunciou a construção do Laboratório Municipal de Sonora. 

O anúncio foi feito durante reunião com o gerente municipal de Obras, Antônio João Rodrigues, gerente de Administração e Finanças, Cilene Souza Leite, engenheiro Leandro Taveira e do presidente da Câmara de Vereadores, Dalmi Tuta, para a apresentação do projeto executivo do Laboratório que terá sua construção iniciada ainda este ano.

“Esse é um sonho antigo de toda a população que agora caminha para a realidade, todos terão mais comodidade e facilidade no tratamento da saúde com o nosso próprio laboratório. Como gestor, eu sempre procurei identificar quais pontos podíamos melhorar na cidade e esse com certeza é um dos mais importantes, porque a saúde da nossa gente vem em primeiro lugar", destacou Enelto, durante a reunião.

Para a gerente de Saúde do município, Indianara Dantas, o laboratório representa um grande avanço na Saúde para Sonora. “Com certeza é uma grande conquista para nós, visto que somos uma das únicas cidades da região que não tem esse serviço. Hoje terceirizamos com dois laboratórios aqui em Sonora o que acaba limitando a quantidade de exames que precisam ser feitos e, muitas vezes, o paciente precisa se deslocar até outros municípios para realizar a coleta de amostra de exame. Com o nosso próprio laboratório poderemos ampliar nosso atendimento e oferecer mais agilidade à população”, disse.

Segundo a responsável pela Coordenação de Exames do município, Fabiana Cristina Lopes, Sonora tem uma demanda expressiva e são liberados em média, 2.500 pedidos por mês. “Pode não parecer, mas a demanda é volumosa e nós fazemos um trabalho minucioso para a liberação e encaminhamento para a coleta nos laboratórios parceiros. Com laboratório próprio esse processo será menos burocrático e mais rápido, oferecendo assim, mais tranquilidade e rapidez para o cidadão”, explicou.

Atualmente o município realiza exames de rotina: hemograma, urina – EAS, fezes – EPF, glicemia, colesterol total e frações, triglicérideos, uréia, creatinina, TGO, TGO, Ácido Úrico, TSH e PCR. Os pedidos são feitos nas ESF's e encaminhados para a Regulação do município que após análise, encaminha para os laboratórios parceiros.


O próximo passo é o processo licitatório que conferirá à empresa vencedora a responsabilidade da obra e a aquisição de equipamentos de última geração para equipar a estrutura. 

No total, serão investidos R$ 1.200.000,00 de recurso próprio. O deputado Marcio Fernandes, destinou em junho deste ano, valor de R$ 150 mil para a compra de equipamentos para o Laboratório, através de articulação da vereadora Vera Dantas, que, ao identificar a necessidade da população, fez a indicação à Administração Municipal.

O Laboratório Municipal fará as coletas e análises clínicas de amostras e a disponibilização de laudos de exames dos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município.

FONTE: Da Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium