Segunda, 16 de maio de 2022
(67) 9-9959-0792
Campo grande

10/01/2022 às 10h11 - atualizada em 10/01/2022 às 10h13

77

Redação

Campo Grande / MS

Sebrae/MS atende mais de 25 mil alunos com metodologias de empreendedorismo
Número alcançado no último ano é o maior desde que o programa Educação Empreendedora passou a ser executado em Mato Grosso do Sul
Sebrae/MS atende mais de 25 mil alunos com metodologias de empreendedorismo
Foto Divulgação

Para despertar nas crianças, adolescentes e jovens a capacidade de identificar oportunidades, ter ideias e as transformar em algo de valor para o outro, seja no âmbito financeiro, cultural ou social, o Sebrae possui o programa Educação Empreendedora. A iniciativa é executada em Mato Grosso do Sul desde 2014 e, no último ano, atingiu um recorde de atendimentos: mais de 25 mil estudantes puderam aprender sobre empreendedorismo em sala de aula.

O trabalho é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as redes municipais e estadual de ensino, além das escolas particulares interessadas. A instituição oferece mais de 50 soluções e capacita os professores de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade dos alunos. Há metodologias voltadas tanto para o ensino Fundamental, como Médio e Superior. No total, mais de 5 mil docentes participaram das formações oferecidas em 2021.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, permitir o acesso de crianças e jovens à Educação Empreendedora é trazer uma alternativa de futuro, além de possibilitar novas perspectivas econômicas para Mato Grosso do Sul, já que investir no empreendedorismo é também possibilitar o aumento da geração de emprego e renda.

“Ao despertar o espírito empreendedor nos estudantes eles podem pensar em novas possibilidades de carreira. Hoje o empreendedorismo não serve apenas para abrir um negócio, atitudes empreendedoras são fundamentais e precisam fazer parte do dia a dia das pessoas. O Sebrae tem contribuído no sentido de preparar esses jovens para os desafios que estão por vir, além de torná-los mais competitivos, incentivar a criação de novos empreendimentos e aumentar a empregabilidade no Estado”, destacou Tito.

Educação como ferramenta de desenvolvimento

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o trabalho feito pelo programa Educação Empreendedora é um dos principais eixos de atuação de outra iniciativa também oferecida pelo Sebrae/MS: o Cidade Empreendedora – programa que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades para transformar a economia local.

Para os municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, no ciclo 2021-2022, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No último ano, ela foi aplicada em escolas de Amambai, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos. Ao todo, cerca de 19 mil estudantes receberam a metodologia, o que corresponde a 77% do número total de alunos atendidos pelo Sebrae no âmbito da Educação Empreendedora em 2021.

Para Isnara Silva, aluna da Escola Municipal Avó Neguinha, em Paraíso das Águas, o aprendizado fez a diferença e trouxe novas experiências. “Aprendi coisas muito legais e vi que posso ser uma grande empreendedora se tiver boas práticas. Achei complicado no início, mas tive todo o apoio dos professores, consegui finalizar o meu produto e vendi uma boa parte na Feirinha que a escola organizou como encerramento da metodologia”, comentou a estudante.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, além de trazer novas possibilidades para as crianças, o conteúdo passado leva em consideração a realidade de cada município, o que proporciona o envolvimento da comunidade. “O nosso material trabalha de acordo com a faixa etária do aluno para que o aprendizado seja feito de forma lúdica levando em consideração o contexto em que ele vive. Queremos incentivar o estudante e mostrar que o empreendedorismo é uma educação para a vida. Ao trabalhar na base, a gente consegue mobilizar a sociedade como um todo e fazer com que o município desenvolva uma cultura empreendedora, o que vai ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios e no crescimento da cidade”, enfatizou a gestora.

Em 2022, os atendimentos continuam a ser realizados nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, mas além disso, as metodologias oferecidas pelo Sebrae voltadas para o âmbito da Educação podem ser aderidas por outras instituições de ensino interessadas, tanto públicas, quanto particulares. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected]ms.sebrae.com.br

FONTE: Da Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium