Segunda, 16 de maio de 2022
(67) 9-9959-0792
Rio Verde

12/01/2022 às 12h04

112

Redação

Campo Grande / MS

Entrevista: Roberto Martins
Secretário da Saúde destaca ações da pasta e o apoio incondicional do prefeito Réus Sabedotti Fornari (DEM) que solicitou providências para melhorar o atendimento nas unidades de saúde em todos os aspectos; “o prefeito Réus tem nos dado todo o apoio para que essas ações continuem acontecendo com qualidade”. Acompanhe.
Entrevista: Roberto Martins
Fotos Assessoria

Folha do Norte do MS - Secretário, um resumo das ações da pasta em 2021


Roberto Martins - “Foram muitas, das quais podemos enumerar: 1) compra de carrinho anestésico com monitor para o hospital municipal; 2) recursos para a reforma do hospital geral; 3) habilitação do SAMU; 4) nova sede do SAMU; 5) recuperação e manutenção de todas as cadeiras e equipamentos odontológicos dos ESF’s para o retorno do atendimento nas unidades de saúde; 6) aquisição de material odontológico (canetas de baixa e alta rotação); 7) regularização do pagamento de médicos e fornecedores, dívidas da gestão passada; 8) ampliação dos leitos de covid no hospital municipal; 9) contratação de médicos (clínico, cardiologista, pediatra e USG); 10) reorganização do CAPS; 11) aquisição de uniforme do SAMU; 12) processo para aquisição de duas ambulâncias; 14) aquisição junto a Secretaria Estadual de Saúde de uma ambulância UTI; 15) regularização do castra móvel, com atividade de castração; 16) recebimento de emendas parlamentares para custeio; 17) vacinação de primeira dose contra a covid-19 de 92,6% da população vacinável, sendo 75% totalmente imunizados; 18) vacinação contra a covid da população rural in loco; 19) vacinação anti raiva  em toda a região do pantanal; 20)  processo de implantação da farmácia do Jardim Semíramis; 21) abertura do Centro de Vacinação do Covid; 22) adequação da rede para implantação de Atualização e Cadastro do Cartão do SUS em todas as Unidades de Saúde; 23) recuperação dos indicadores de Saúde para financiamento da Atenção Básica através de oficinas e capacitações das equipes; 24) regularização dos relatórios anuais de prestação de contas ao estado, através de relatório de gestão, relatórios quadrimestrais e programação anual de saúde de anos anteriores (2018, 2019 e 2020)


FNMS - Em relação à pandemia do coronavírus, quais são os números atuais em Rio Verde?


Roberto Martins - “18 pacientes foram confirmados para covid-19 desde o início de 2022, estando em isolamento familiar 15 pacientes”.


FMNS - Existe vacina contra a Covid da primeira à terceira dose à disposição da população?


Roberto Martins - “Sim, a Farmácia Central do nosso município está com seu estoque regularizado. As medicações que se encontram em falta são em pouca quantidade e devido a empresas terem desertados as mesmas”


FNMS - O país vive atualmente um surto de gripe relacionado ao vírus da influenza A. Qual o balanço que o senhor faz do atual quadro no município?


Roberto Martins - “Houve um aumento importante na última quinzena de pacientes com queixa de sintomas respiratórios em nossas unidades de saúde e no hospital municipal, porém, apenas um caso confirmado de contaminação do vírus da Influenza H3N2”.


FNMS - A vacina da gripe chega em março. Até lá, qual a recomendação para a população?


Roberto Martins - “A recomendação da Secretaria de Estado quanto a vacina da gripe é que continue sendo ofertado a mesma vacina da gripe a população, o que tem sido feito nas unidades de saúde do nosso município. Será realizado ainda neste mês uma campanha para que os pacientes que não foram vacinados contra a gripe no ano de 2021, possa estar vacinando”.


FNMS - Secretário, poderia falar um pouco sobre a reforma do hospital municipal?


Roberto Martins - “Estamos em fase de elaboração e aprovação do projeto de reforma do atual prédio do Hospital Geral Paulino Alves da cunha e para a construção do novo Hospital Municipal, com os recursos adquiridos junto a Secretaria Estadual de Saúde”.


FNMS - O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação em crianças de 5 a 11 anos não será obrigatória. A recomendação é pela prioridade de crianças com comorbidades ou deficiências permanentes e começando pela ordem decrescente de idade, ou seja, por criança de 11 anos, mas a decisão fica a cargo dos entes federados. A sua pasta vem se programando para essa ação?


Roberto Martins - “O Centro de Vacinação está preparado para atender toda a população, sendo criança, adulto ou idoso. Portanto, assim que houver liberação da vacina aos municípios para as crianças de 5 a 11 anos, estamos preparados para atendê-las, tendo em vista também realizar campanhas com horários diferenciados”.


FNMS - O senhor já elaborou um cronograma de trabalho para 2022?


Roberto Martins - “sim, nossa equipe já elaborou o Cronograma de Ações não somente para 2022, mas também o Plano Municipal de Saúde com ações até o ano de 2025”.


FNMS - Suas considerações finais.


Roberto Martins - “Agradecer o espaço no portal a nós concedido e lembrar que o prefeito Réus Fornari nos solicitou providências para melhorar o atendimento nas unidades de saúde em todos os aspectos. De fato, estamos fazendo o melhor de nós para prestar um atendimento mais humanizado a população rio-verdense e engajados na construção do novo hospital que irá funcionar no antigo motódromo. Esse hospital terá toda estrutura necessária com laboratório e capela. Será, de fato, um hospital acolhedor e mais humanizado. Esta semana desencadearemos ações contra a dengue, Zica e Chikungunya. A força tarefa vai estar nas ruas para que possamos ter o controle da situação dessa doença proveniente de acúmulo de água em recipientes pelos quintais. No mais, agradecer ao prefeito Réus que tem nos dado todo o apoio para que essas ações continuem acontecendo com qualidade”.


Força-tarefa da Saúde Municipal que está em campo na luta contra a Dengue, Zica e Chikungunya

FONTE: Luiz Carlos Atagiba

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium