25/05/2022 às 09h52
Redação
Campo Grande / MS
Os produtores da agricultura familiar de Costa Rica estão se preparando para atender a demanda da comunidade local. Para planejar é preciso antes definir os parâmetros de produção e essas decisões são acompanhadas de perto pelo consultor do Sebrae/MS, Élio Sussumo. A consultoria é oferecida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal e, com o planejamento de produção, alguns dos pequenos agricultores já obtiveram bons resultados com a ampliação do mercado de vendas.
Esse é o caso do produtor Cícero Gregório dos Santos, que faz parte do grupo de famílias que recebeu a visita técnica do Sebrae/MS. “A parceria com a prefeitura municipal e o Sebrae tem nos ajudado tanto na melhoria da produção quanto na negociação para ampliar mercado de vendas. O pessoal visitou a plantação e depois do planejamento podemos acertar sobre a entrega, atendendo a demanda”, disse ele, que já está atendendo a feirinha local e o Veratti Supermercados.
A consultoria também foi uma oportunidade para se aprimorar e diminuir os riscos de produção, conforme conta a produtora Joana Darque de Oliveira Lima. Ela comentou que aprendeu sobre extratos naturais de plantas no controle de pragas. “Já perdemos muitas hortaliças por conta das larvas, pois não tinha essa experiência. Agora a gente pode manter a produção e aprender cada vez mais técnicas para melhoria do plantio”, falou.
Ao todo, são atendidos dez pequenos agricultores do município, que integram o Projeto Social Cinturão Verde, realizado pela Prefeitura Municipal. A iniciativa é desenvolvida em uma área de cinco hectares no Viveiro Municipal, dividida em lotes, e que beneficia agricultores que não possuem área própria para cultivo.
Para o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, o apoio no planejamento de produção e escalonamento aos produtores que trabalham com hortaliças no entorno do município de Costa Rica permite o aumento da renda familiar. “Os produtores já estão conseguindo entregar e comercializar para o Veratti Supermercados, abastecer a feirinha, além de fazer vendas diretas”, comentou.
O consultor do Sebrae/MS, Élio Sussumo, ressaltou que o suporte para ter a adubação certa para o plantio e a parte de planejamento irão ajudar para a melhoria da frequência de oferta e entrega desses produtos. “Dessa forma, conseguimos melhorar a capacidade de produção, oferecendo não só a oportunidade de evoluir tecnicamente na produção, mas também elevando a melhoria da condição de vida deles”, afirmou.
Élio Sussumo destaca que são inúmeras as oportunidades para os produtores, entre elas, as compras públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feiras, mercados e até mesmo o programa Riquinho, implantado recentemente por meio do Cidade Empreendedora, que vai permitir que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “riquinho” para que elas adquiram alimentos saudáveis na feira do município.
Cidade Empreendedora
Essa ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em conjunto com a Prefeitura de Costa Rica, que traz iniciativas voltadas para promover o desenvolvimento local. Dentre as ações desenvolvidas cabe destacar a adequação entre a demanda do município.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site oficial.
FONTE: Da Assessoria
Há 26 minutos
TCE comunica jurisdicionados sobre cadastro no e-CJUR para envio das prestações de contasHá 35 minutos
A nova investigação sobre o JanjapaloozaHá 40 minutos
Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos de moda e designHá 53 minutos
Gilmar: Julgar Bolsonaro em 2025 evita tumultos em 2026Há 57 minutos
MS terá quase R$ 7 milhões em recursos para ampliar acesso à água