Sexta, 12 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Saúde

25/11/2022 às 22h28 - atualizada em 25/11/2022 às 22h39

Redação

Campo Grande / MS

Vacina bivalente Covid-19 deve chegar ao Brasil no começo de dezembro
Previsão é do laboratório fabricante, que tem acordo com o Brasil para entrega de todas as vacinas disponíveis e aprovadas pela Anvisa
Vacina bivalente Covid-19 deve chegar ao Brasil no começo de dezembro
Foto Myke Sena

O Brasil deve contar com os primeiros lotes da vacina bivalente Covid-19 já no início de dezembro. A previsão é da fabricante Pfizer, que tem acordo assinado com o Ministério da Saúde para a entrega de todas as vacinas disponíveis e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O quantitativo da primeira entrega será divulgado nos próximos dias.


“Os primeiros lotes da vacina bivalente vão reforçar o enfrentamento da pandemia. Isso porque oferecem proteção contra mais de uma cepa de um vírus”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A entrega da vacina bivalente ao Brasil está em negociação há, pelo menos, dois meses.


De acordo com a decisão da Anvisa, as vacinas bivalentes podem ser aplicadas no Brasil como dose de reforço na população acima de 12 anos. Identificados por tampa na cor cinza, cada frasco terá seis doses e a vacina não deve ser diluída.


Os imunizantes aprovados são:


• bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a subvariante ômicron BA.1;
• bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.


O Ministério da Saúde reforça que os brasileiros precisam tomar as doses de reforço contra o coronavírus para uma efetiva proteção. “Mais de 77 milhões de pessoas deixaram de comparecer aos postos de vacinação para receber a primeira dose de reforço. Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19”, ressalta o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


É importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço.

FONTE: Nathan Victor

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium