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03/06/2023 às 10h21

Redação

Campo Grande / MS

Gerson defende política de desenvolvimento para a região Norte do MS
Presidente da ALLEMS esteve neste final de semana em Coxim e Sonora, onde se reuniu com os prefeitos e lideranças dos municípios
Gerson defende política de desenvolvimento para a região Norte do MS
Foto Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, é favorável que haja um esforço conjunto das lideranças políticas do Estado  e dos diferentes segmentos sociais na construção de políticas de desenvolvimento da região Norte  que gerem emprego e renda, mas também sejam  ecologicamente  sustentáveis.


Gerson esteve neste final de semana em Coxim e Sonora, onde se reuniu com os prefeitos e lideranças dos municípios.


“Mato Grosso Sul passa por um ciclo virtuoso de desenvolvimento que precisa chegar a esta parte do Estado que tem Coxim como polo. São mais de R$ 60 bilhões de investimentos contratados para diferentes regiões do Estado. A Costa Leste se consolida como um polo de celulose. A suinocultura está chegando à Sidrolândia, o que vai agregar valor à produção de milho. Dourados já produz álcool a partir do milho.  A partir da definição das atividades econômicas que aqui poderão ser exploradas, o Estado precisa cumprir seu papel de indutor do desenvolvimento”,  exemplifica  o deputado.


Em  Coxim,  Gerson  se  reuniu com o prefeito  Edilson Magro e várias lideranças da cidade.


“A Assembleia Legislativa e o Governo do Estado estão empenhados em criar condições para  reabertura do frigorífico da cidade que vai gerar 200 empregos diretos. Se for instalada uma sala de desossa e a planta foi habilitada para exportação, o número de trabalhadores dobra”, destaca o deputado.


O presidente da Assembleia  participou das festividades alusivas aos 35 anos de emancipação de Sonora,  comemorados neste sábado.


Uma das questões que na opinião do  presidente da ALEMS é central para a estrutura logística do Norte é a licitação para a escolha da empresa que vai assumir a concessão da BR-163.


“O formato adotado pela ANTT é claramente danoso aos interesses do Estado, com a divisão da rodovia em dois lotes: o Pantanal, de  Campo Grande/Sonora e o Tuiuiú entre Campo Grande/Mundo Novo/Nova Alvorada do Sul/Bataguassu, com a incorporação da BR-163.  Pelo edital, a  concessionária só  terá de duplicar 67 dos 379,6 quilômetros, com cobrança de pedágio a cada 100 km. Em 8 anos , a atual concessionária só duplicou 150 dos 854 km da rodovia”, explicou o parlamentar.


O deputado destaca como importantes para a região duas obras em andamento. Uma delas é a implantação da MS-214 que ligará Coxim ao Pantanal Paiaguás. É um projeto  de  R$ 238 milhões que vai  criar uma nova conexão de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, pelos municípios de Corumbá e Poconé (MT).


Também estratégica é a pavimentação da BR-419  ligação da   BR-163 com a  BR-262, em Aquidauana, abrindo um caminho de passagem para o Corredor Bioceânico, que começará em Porto Murtinho e encurtará o caminho das exportações para a Ásia.

FONTE: Flávio Paes

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