Terça, 23 de julho de 2024
(67) 9-9959-0792
Cidades

04/07/2023 às 09h11

Redação

Campo Grande / MS

Em Naviraí, estudantes realizam troca do Recicla Verdinho na feira
Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que alunos troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis
Em Naviraí, estudantes realizam troca do Recicla Verdinho na feira
Foto Roni Silva

Alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Prof. Milton Dias Porto, em Naviraí, protagonizaram um momento especial no domingo (02), ao participarem da primeira troca de moeda social do Projeto Recicla Verdinho por alimentos saudáveis na feira da cidade. Por meio do projeto, os estudantes entregaram à escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas PET ou recipientes plásticos, e receberam “verdinhos” em troca, que puderam ser utilizados para adquirir produtos provenientes da agricultura familiar na feira.


O Recicla Verdinho é uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), a empresa Ciarama Máquinas e o Sebrae/MS, através do programa Cidade Empreendedora. O objetivo é incentivar o consumo consciente e a educação ambiental, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar local.


A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, destaca que a iniciativa do Projeto Recicla Verdinho é uma forma de incentivar as crianças a adquirirem hábitos alimentares saudáveis e de envolver os pais nesse processo. “O Sebrae trouxe essa proposta e já podemos ver o brilho nos olhos das crianças. O projeto possui um objetivo abrangente: contribuir para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, incentivar as crianças a consumirem verduras. Estamos muito gratos aos feirantes que aderiram ao projeto, pois eles estão fazendo parte dessa transformação”, disse.


O gerente de Meio Ambiente, Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, destaca que o projeto foi construído de forma colaborativa, envolvendo a comunidade escolar, a cooperativa de reciclagem do município, a empresa Ciarama e o Banco Sicredi. “É um projeto feito com muitas mãos. Colocando em prática mais um projeto que foi muito desejado pela rede municipal de ensino. Nossa intenção é que as outras escolas também possam aderir”, afirmou.


Tatiane Maria da Silva Morch, gerente de Educação e Cultura de Naviraí, ressalta a importância dessa iniciativa colaborativa. “Estamos colocando em prática um projeto que foi muito desejado pela rede municipal de ensino. Nosso objetivo é envolver as escolas para que todas possam aderir e participar dessa iniciativa”, completou.


O material reciclável coletado pelos alunos será doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, composta por aproximadamente 25 cooperados e o valor dos produtos fornecidos para as crianças será repassado integralmente aos produtores pela empresa Ciarama, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando a agricultura familiar. Os alunos contam com cerca de 20 pequenos produtores da região inscritos no projeto para a troca de sua moeda por itens de alimentação.


Em Mato Grosso do Sul, além de Naviraí, essa iniciativa também é realizada em Rio Brilhante, Maracaju, Costa Rica, Nova Andradina, Dourados, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Inocência, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul. Essa expansão do projeto visa promover a sustentabilidade, incentivar a reciclagem e proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças. Com a participação de diversos municípios, a iniciativa fortalece o compromisso com a educação ambiental, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico local.


Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

FONTE: Nayara Tiago

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium