Terça, 23 de julho de 2024
(67) 9-9959-0792
Cidades

02/08/2023 às 11h18

Redação

Campo Grande / MS

Sebrae e Prefeitura lançam agenda estratégica de Amambai com ações para ampliar a competitividade
Composto por iniciativas voltadas a inovação, sustentabilidade e marketing territorial, documento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora e visa promover o desenvolvimento
Sebrae e Prefeitura lançam agenda estratégica de Amambai com ações para ampliar a competitividade
Foto Divulgação

Promover a cidade, destacando as potencialidades que possui para consolidar a imagem do município no cenário regional, além de realizar ações voltadas a inovação e sustentabilidade de modo a preparar a gestão pública, os pequenos negócios locais e a sociedade para o futuro. Essas são as propostas da Agenda Estratégica de Amambai, lançada, nesta terça-feira (1º), pela Prefeitura Municipal e Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora.


Na data, as 29 iniciativas que compõem o documento foram apresentadas ao público em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal do município. Segundo o prefeito de Amambai, Dr. Ednaldo Bandeira, a Agenda Estratégica é mais uma entrega relevante para o município, viabilizada pelo programa Cidade Empreendedora, que irá auxiliar no processo de crescimento econômico local.


“Esse é mais um passo que nós estamos dando no processo de desenvolvimento. Neste ano, aderimos a um novo ciclo do programa Cidade Empreendedora. O ciclo Expansão foi fruto do êxito que nós tivemos com o trabalho que já vinha sendo feito em parceria com o Sebrae e temos certeza de que é uma iniciativa que irá somar muito mais no desenvolvimento da nossa cidade, principalmente, no apoio aos nossos empresários. Então, temos uma grande expectativa, pois é uma parceria que nasceu forte, e irá nos ajudar na melhoria do serviço que é oferecido ao cidadão”, destacou o líder do executivo.


De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, com a chegada do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, o intuito é dar continuidade ao trabalho realizado em parceria com a prefeitura, visando dinamizar a economia e trazer mais competitividade para o município.


“O Sebrae esteve presente em Amambai nos últimos dois anos, em 2021 e 2022, e continuaremos trabalhando no município, junto com a prefeitura e lideranças locais, trazendo novas iniciativas. Vamos prosseguir com o apoio ao comércio local, atendendo esse empresário para que ele possa melhorar o seu negócio, implementando ações de inovação e o ajudando a se tornar mais competitivo e sustentável. Esse é o papel do Sebrae auxiliar na transformação econômica do município e incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento”, pontuou Mendonça.


Para o vice-prefeito, Rodrigo Selhorst, o primeiro ciclo do programa Cidade Empreendedora possibilitou a melhoria do ambiente de negócios no município, além de envolver diversos setores da sociedade para trabalhar de forma conjunta em prol do desenvolvimento, o que irá contribuir para o sucesso dessa nova etapa de trabalho.


“A cidade está mais madura. Hoje não temos quase desemprego, o comércio local foi fortalecido e não vemos mais tantos pontos comerciais fechados. Então, vivemos um bom momento que inclui também a chegada de novos empreendimentos como um grupo atacadista e duas cooperativas de crédito. Acredito que esse contexto é um ponto muito positivo para que a gente faça ainda mais pelo nosso município, envolvendo toda a sociedade. É um momento de otimismo, com a cidade entendendo o que é o espírito empreendedor”, ressaltou Selhorst.


Ações da Agenda Estratégica de Amambai


A Agenda Estratégica de Amambai é embasada em dois eixos principais, selecionados pela Prefeitura ao aderir ao programa Cidade Empreendedora: “Cidade + Competitiva” e “Cidade Humana, Inovadora e Sustentável”. Grande parte dessas iniciativas está concentrada na promoção da cidade, destacando as características e potencialidades que possui, com o intuito de reforçar e consolidar a imagem do município para o público externo.


Esse trabalho será desenvolvido no âmbito do marketing territorial, com a proposta de construir uma identidade para Amambai, buscando posicionar estrategicamente a cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune, destaca que o intuito principal é apresentar as oportunidades que o município possui para quem é de fora, atraindo novos empreendimentos, além de alavancar áreas como o turismo.


“Vamos destacar o que há de potencial econômico no nosso município, para que possamos despertar o interesse de grandes empresas e indústrias que possam se instalar aqui. Outro ponto importante que iremos trabalhar é o fomento da inovação e da sustentabilidade, temos um centro tecnológico local e uma incubadora municipal e nossa ideia é incentivar isso para que possamos gerar negócios preparados para as demandas do futuro”, pontuou o secretário.


Outras ações também estão previstas na Agenda Estratégica de Amambai, com foco nas áreas de inovação e sustentabilidade. Estratégias serão implementadas para que o município desenvolva iniciativas alinhadas aos objetivos trazidos pela Agenda 2030, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando garantir a prosperidade do planeta e das pessoas.


Além disso, o documento prevê um trabalho de fomento ao empreendedorismo inovador. Isso será realizado por meio da parceria entre instituições públicas e privadas, com o propósito de gerar soluções para desafios enfrentados e promover a transformação digital na região.


Acesse o link bit.ly/AgendaEstrategicaAmambai e confira todas as ações que irão auxiliar a dinamizar a economia e aumentar a competitividade de Amambai. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS no número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

FONTE: Natalie Malulei e Bruno Navarros

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium