Terça, 23 de julho de 2024
(67) 9-9959-0792
Cidades

30/08/2023 às 09h45

Redação

Campo Grande / MS

Merendeiro vence com receita de frango e legumes ao molho jatobá
Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura
Merendeiro vence com receita de frango e legumes ao molho jatobá
Foto Arquivo

No último sábado (26), Jaraguari foi palco da etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. O merendeiro Deosmar José Siqueira Meza ganhou o 1º lugar com o prato Frango com legumes ao molho jatobá. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis.


No sábado (26), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, no mesmo dia, um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.


De acordo com o prefeito do município, Edson Rodrigues Nogueira, o Desafio das Merendeiras também envolve o trabalho das nutricionistas. “É gratificante para nossas crianças, os nossos alunos, que a nutricionista utilize cada produto da agricultura familiar. Ela sabe compor pratos para que a criança, caso não goste de algum alimento, passe despercebido, e possa gostar daquela alimentação”, ressalta o prefeito.


Já para o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Jaraguari, Odil de Souza Brandão, o aprendizado adquirido no evento é muito relevante para a classe das merendeiras. “Elas aprimoram, aprendem e criam novas técnicas de alimentação, de aproveitamento, de armazenamento, de conservação evitando desperdício, então, eu acredito que seja muito importante não só para ganhar o prêmio, mas para ganhar experiência, valorizar seu próprio trabalho, e fazer tudo para as nossas crianças esmero”, ressalta o secretário.


Além da valorização das profissionais, o desafio integra compromisso com os produtos locais da agricultura familiar, de acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município, Kleber Oliveira da Costa. “O Desafio das Merendeiras é um projeto muito bacana que o Sebrae trouxe para os municípios. Além de ser utilizado produtos locais na elaboração da merenda escolar, existe também a valorização do profissional que está todo dia com as crianças. Eles ficam emocionados, se sentem valorizados”, afirma Kleber.


Com pouco mais de um ano como merendeiro, Deosmar José Siqueira Meza fala na gratidão por ter participado tanto do workshop quanto da prova para a etapa municipal. “Eu já estou muito feliz de ter ganhado aqui, de ir lá participar em Campo Grande a etapa final, é um sonho”, finaliza Deosmar.


Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.


“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.


A premiação ocorreu no Ceinf Santa Rita de Cássia, na Rua Abadio Serafim Ribeiro, nº 490, no Bairro Luiz Gonçalves Martins. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.


Além de Jaraguari também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.


Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Jaraguari:


1º Lugar: Merendeiro Deosmar José Siqueira Meza com o prato Frango com legumes ao molho jatobá


2º Lugar: Merendeira Joana Carlos dos Santos com o prato Frango do Quilombo


3º Lugar: Merendeira Ingrid Thaynara de Lara Oliveira com o prato Arroz Pingo D´ouro


4º Lugar: A merendeira Vilma Ferreira Martins com o prato Macarronada Furnas do Dionísio


5º Lugar: Merendeira Michele Cristina Quintana com o prato Porpetas Recheadas Bonfim


Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

FONTE: Camila Mortari

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium