Terça, 23 de julho de 2024
(67) 9-9959-0792
Cidades

09/10/2023 às 11h36

Redação

Campo Grande / MS

Recicla Verdinho é lançado em Nioaque
Projeto, viabilizado por meio do programa Cidade Empreendedora, é uma parceria entre Sebrae, Prefeitura Municipal de Nioaque, e Sicredi
Recicla Verdinho é lançado em Nioaque
Foto Divulgação

Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Nioaque, o projeto Recicla Verdinho foi lançado no município nesse sábado (7), na Feira Noturna, que retornou às atividades em junho deste ano e acontece na Praça Central.


O projeto, que conta com o apoio do Sicredi, possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social, “verdinho”, e possam utilizá-la para comprar alimentos saudáveis oriundos de pequenos produtores cadastrados na ação, gerando renda para esse público e estimulando o hábito de reciclar entre os estudantes. Em Nioaque, o Recicla Verdinho é trabalhado com 268 estudantes do 4° e 5° ano da Escola Municipal Guilherme Corrêa da Silva.


“O mais importante do Recicla Verdinho é a forma como é trabalhado, pois alcança um público importante dentro da instituição educacional, mostrando que o que seria descartado pode ter uma destinação estratégica e que pode gerar renda, ou seja, organiza uma cadeia, valoriza nossa produção agrícola e mostra que existem meios de trabalhar os recursos que nós já temos para gerar desenvolvimento econômico”, relatou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luis Fina de Oliveira.


Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Durso, mais do que promover a sustentabilidade e a educação ambiental, o projeto exerce um papel importante de fomento ao empreendedorismo no campo. “Com essa iniciativa, garantimos renda para que o pequeno produtor possa continuar trabalhando e fornecendo o sustento da sua família. Isso estimula a permanência das pessoas no meio rural e fortalece a agricultura familiar”, destacou a analista-técnica.


Para o presidente do Sicredi Pantanal MS, Emerson Perosa, o Recicla Verdinho é uma ação relevante que trabalha vários aspectos. “O projeto é o que podemos chamar de uma iniciativa completa que abrange desde a parte social à educação financeira. E é por isso que estamos muito orgulhosos de participar da implantação dessa iniciativa em Nioaque. Sabemos que ao trazer o Verdinho para o município estamos plantando uma semente que dará bons frutos em breve”, expôs.


De acordo com o presidente da Associação de Feirantes de Nioaque, José Luiz Figueira Filho, cerca de onze produtores se cadastraram para fornecer alimentos para o projeto e estão otimistas em relação à iniciativa. “Esse lançamento era aguardado com muita expectativa e positividade para que eles pudessem receber esta moeda de troca e movimentar a economia da feira. As crianças da escola que participam do projeto também estão superanimadas e entusiasmadas em poder ir para feira e usar o verdinho, esse dinheiro ecológico”, concluiu.


Com o lançamento do projeto Recicla Verdinho em Nioaque, o município se une a outras cidades integrantes do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, fortalecendo o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade. Essa iniciativa também é realizada Amambai, Coxim, Costa Rica, Dourados, Inocência, Nova Andradina, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Bela Vista, Caarapó, Naviraí, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.


Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

FONTE: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium