Terça, 23 de julho de 2024
(67) 9-9959-0792
Campo grande

08/07/2024 às 10h37

Redação

Campo Grande / MS

Pacto Brasil Integridade Empresarial é tema de encontro com o ministro da CGU na sede do Sebrae/MS
Iniciativa nacional busca estimular empresas a assumirem voluntariamente um compromisso público com a integridade empresarial
Pacto Brasil Integridade Empresarial é tema de encontro com o ministro da CGU na sede do Sebrae/MS
Foto Divulgação

O Sebrae/MS, em Campo Grande, realizou na sexta-feira 5, uma reunião entre o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, e representantes da instituição, Governo do Estado, entidades do Sistema S, e órgãos que integram a Rede de Controle em Mato Grosso do Sul. Em pauta, esteve o Pacto Brasil Integridade Empresarial – uma iniciativa que busca estimular empresas a assumirem voluntariamente um compromisso público com a integridade empresarial.


Segundo o ministro, o Sebrae foi escolhido como sede para o encontro por ser uma entidade de relevância para o empreendedorismo no Brasil com capacidade para auxiliar a esclarecer aos empresários o funcionamento do Pacto pela Integridade Empresarial e corroborar para promover a agenda da integridade entre os empreendedores de Mato Grosso do Sul.


“Nosso programa foi desenhado, especialmente, para ajudar as pequenas e médias empresas a adentrarem nessa jornada pela integridade empresarial. A partir da adesão ao pacto, os empresários podem ter acesso a ferramentas que a CGU oferece para que eles possam fazer uma avaliação dos seus programas de compliance e, caso não tenham, desenhar esses programas de maneira adaptada a sua realidade. Com isso, a gente espera poder atuar para ajudar na criação desse ecossistema de integridade empresarial, de maneira cooperativa, envolvendo os empresários, por isso apresentamos o pacto para uma série de atores importantes para Mato Grosso do Sul”, destacou Carvalho.


O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou a importância da pauta para as empresas, principalmente, por possibilitar aos pequenos empresários novas oportunidades de mercado. “O Sebrae implementa boas práticas baseadas na transparência com um programa de compliance que garante a conformidade. Sabemos a importância disso para as empresas e apoiamos os empresários na melhoria da gestão como um todo, pois essas implementações também permitem que eles estejam aptos a fornecer para órgãos públicos e grandes empreendimentos, por exemplo. Ou seja, é algo relevante que traz mais competitividade, gerando renda e o crescimento dos negócios”, expôs Mendonça.


Para o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a pauta trazida pelo ministro vem ao encontro de ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul. “Essa é uma vertente que a gente se preocupa muito em âmbito estadual. Já temos uma iniciativa de promoção a integridade correndo desde 2019 e vemos com muito bons olhos esse processo que a CGU está capitaneando de promover e levar esse programa para o país. Acredito que é uma iniciativa importante para consolidar uma cultura. Nosso intuito, é mostrar para os empresários a importância de implementar a integridade nos negócios”, pontuou.


Entre os presentes no encontro, estiveram os conselheiros do Sebrae/MS: Jaime Verruck, secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Edson de Araújo, presidente do Sistema Fecomércio; e Fernando Martins, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (AMEMS). Também participou da reunião o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; além de representantes do Tribunal de Contas da União e outras entidades do Sistema S, como o Sistema Fiems.


Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

FONTE: Natalia Yahn

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium