04/09/2024 às 11h01
Redação
Campo Grande / MS
Com pouco menos de seis meses para as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal - que ocorrerão em fevereiro de 2025 -, as negociações e articulações começaram a se intensificar nos últimos dias.
Atualmente, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) comandam a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, respectivamente. Ambos foram reeleitos em fevereiro de 2023 e não podem mais seguir no comando das Casas legislativas.
Na última eleição, tanto Lira quanto Pacheco mostraram-se grandes articuladores, uma vez que o político alagoano foi reeleito para o comando da Câmara com 464 dos 513 votos possíveis. Já o mineiro segurou a bancada bolsonarista e conquistou quase 50 votos dos 81 possíveis.
Dessa maneira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita oferecer um ministério para o deputado federal e o senador, assim que os líderes deixarem os comandos das Casas legislativas.
Ainda não há definição sobre qual pasta poderia ser oferecida e a medida também teria o objetivo de aproximar os partidos envolvidos com o governo federal.
Com Lira a ocupar uma pasta ministerial no governo e com um cargo de relevância na política federal, a ação poderia "neutralizar" os avanços de políticos bolsonaristas - como o ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP-PI) - no Partido Progressistas.
FONTE: Bandnews
Há 7 horas
Ex-ministro de Lula defende que PCC e CV são grupos terroristasHá 8 horas
Team Roping reúne competidores e consagra campeõesHá 11 horas
Gerson recebe título de Cidadão TreslagoenseHá 13 horas
Verruck recebe diagnóstico de comerciantes para fortalecer Centro da CapitalHá 14 horas
Oficina É Dia de Feira leva novas estratégias para negócios de Ladário