31/10/2024 às 17h10
Redação
Campo Grande / MS
Entre os dias 26 e 30 de outubro, ocorreu a VI FAMTRIP ROTA CERRADO-PANTANAL, um evento voltado para atrair agentes e operadores de turismo da Europa, com o objetivo de promover a comercialização da região no mercado europeu em 2025.
A iniciativa promoveu uma viagem de familiarização (famtrip) para os participantes, permitindo que conhecessem os principais atrativos e infraestruturas turísticas de Coxim e Rio Verde, importantes polos turísticos localizados na região norte de Mato Grosso do Sul.
A denominação Rota Cerrado-Pantanal reflete a diversidade dos biomas presentes nesta área.
Os agentes puderam avaliar uma variedade de opções de hospedagem, alimentação e transporte, além de explorar atrativos naturais, como os pantanais de Nhecolândia e Paiaguás, a APA Sete Quedas do Rio Verde, o rio Taquari, a Cachoeira das Palmeiras e o Refúgio Santa Teresa, entre outros.
Em Rio Verde o evento teve o apoio da Prefeitura Municipal através da Superintendência de Turismo e da Diretoria de Cultura, além do patrocínio da Pousada Paraíso.
Um banho de cachoeira marcou o início da aventura no Cerrado
A coordenação da ação ficou a cargo da South Pantanal Tours & Expeditions (Brasil – [website](http://www.southpantanaltours.com)), em parceria com a BrazilTours (Holanda – [website](http://www.braziltours.nl)), com a supervisão do turismólogo Ariel Albrecht, que tem se dedicado ao desenvolvimento do turismo ecológico na região.
Participantes conheceram os principais atrativos e infraestruturas turísticas de Coxim e Rio Verde
Segundo Albrecht, desde 2010, a Rota Cerrado-Pantanal já era comercializada em países como Holanda, Bélgica, Alemanha e Itália, tendo alcançado seu ápice durante grandes eventos como a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos do Rio (2016).
Contudo, após esses eventos, o Brasil enfrentou a ausência de uma estratégia de marketing efetiva para o turismo, levando a iniciativas como as FAMTRIP, conforme explicou o especialista.
Ele também mencionou que a pandemia de COVID-19 afetou significativamente o setor, resultando em uma estagnação global das viagens.
Marius van Rij, CEO da BrazilTours, destacou que a VI FAMTRIP ROTA CERRADO-PANTANAL representa uma continuidade no processo de retomada do turismo na região, proporcionando uma oportunidade para aumentar as vendas por meio da promoção dos produtos e roteiros regionais focados nos biomas Pantanal e Cerrado, fortalecendo, assim, o marketing turístico em colaboração com novos agentes e operadores europeus.
Atualmente, estima-se que a região receba cerca de 500 turistas estrangeiros ao longo do ano, e o objetivo é triplicar esse número, alcançando 1.500 turistas até o final de 2026.
FONTE: Ariel Albrecht com a redação
Há 5 horas
Impeachment contra presidente da Coreia do Sul fracassaHá 5 horas
UCVMS anuncia último seminário do ano no auditório da ESCOEXHá 10 horas
Clarice participa do Programa Lar Legal do TJMS e busca regularização fundiária urbanaHá 10 horas
Alistamento no Serviço Militar Feminino do Exército tem novas regrasHá 10 horas
Servidores de MS formam corrente do bem para triagem de brinquedos