Quinta, 11 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
A Fazenda

26/11/2024 às 09h20 - atualizada em 26/11/2024 às 09h26

Redação

Campo Grande / MS

Neuralink, de Musk, é autorizada a realizar teste com chip cerebral
Tecnologia permite a pessoas com deficiência controlar um braço robótico com seus pensamentos
Neuralink, de Musk, é autorizada a realizar teste com chip cerebral
Foto Arquivo

Neuralink, empresa de neurotecnologia fundada em 2016 por Elon Musk, anunciou nesta segunda-feira (25) que recebeu aprovação para testar uma tecnologia que permite a pessoas com deficiência controlar um braço robótico com seus pensamentos.


Na rede social X, a Neuralink disse estar “satisfeita” em tornar pública a aprovação e o lançamento de um novo teste de viabilidade para estender o controle de sua interface cérebro-computador (BCI) por meio do implante N1 a um braço robótico experimental.


– Esse é um primeiro passo importante para recuperar não apenas a liberdade digital, mas também a liberdade física – afirma a nota da empresa.


Em 29 de janeiro, a Neuralink anunciou que havia implantado seu primeiro chip cerebral em um humano, nove meses após receber aprovação da FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, para o início dos estudos em pessoas.


Em julho, a empresa disse que estava pronta para implantar um segundo chip cerebral e, em agosto, informou que o segundo receptor, que sofre de uma lesão na medula espinhal, conseguia controlar uma variedade de dispositivos eletrônicos com a mente para jogar videogames e até mesmo projetar objetos em 3D.


Há apenas uma semana, a Neuralink recebeu autorização para lançar o primeiro teste de seus implantes cerebrais no Canadá. O teste foi aberto a pessoas com tetraplegia causada por esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou lesão da medula espinhal cervical.


*EFE

FONTE: Pleno.News

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium