09/01/2025 às 09h43
Redação
Campo Grande / MS
Arqueólogos e biólogos estão analisando evidências que conectam relatos bíblicos a eventos históricos e dados científicos. Um dos temas em destaque é a localização do Jardim do Éden e a provável existência de Adão e Eva, os ancestrais comuns da humanidade.
A Bíblia descreve o Jardim do Éden como um local de fartura onde Adão e Eva viveram. O texto menciona um rio que se divide em quatro braços, incluindo o Tigre e o Eufrates, que ainda existem no atual Iraque. Baseado nessa descrição, cientistas acreditam que o Éden poderia ter ficado na Mesopotâmia, que significa “entre rios”.O professor Eric Cline, da Universidade George Washington, afirma que essa hipótese faz sentido.
– O relato bíblico não apenas diz que o jardim ficava “no leste”, mas também menciona os rios Tigre e Eufrates em conexão com o Jardim do Éden – disse ele ao Daily Mail.
Na Mesopotâmia, considerada o berço da civilização, ocorreram avanços como a domesticação de plantas e animais entre 10 mil e 20 mil anos atrás. Essa transição marcou o início da agricultura e dos primeiros assentamentos humanos permanentes.
PESQUISAS GENÉTICAS
Do ponto de vista genético, cientistas identificaram um ancestral comum feminino, conhecido como “Eva mitocondrial”, e um masculino, chamado “Adão do cromossomo Y”. Ambos viveram na África há cerca de 200 mil anos, mas não necessariamente se conheceram.
O dr. Joshua Swamidass, biólogo da Universidade de Washington, propõe que é cientificamente possível que todos os humanos descendam de um único casal. Ele explica:
– Não há barreira científica para que os humanos tenham um ancestral comum, mesmo que a população nunca tenha se reduzido a um único casal.
Embora alguns estudiosos busquem identificar Adão e Eva como os primeiros humanos verdadeiramente conscientes, como o Homo Heidelbergensis, há debates sobre as evidências e o significado dessa definição.
FONTE: Leiliane Lopes
Há 16 minutos
Usaid denuncia 101 funcionários da ONU por ajuda ao Hamas no ataquea de 2023Há 19 minutos
UMA CONVERSA ENTRE GERAÇÕESHá 24 minutos
PT avalia liberar bancada na redução da maioridadeHá 26 minutos
Segunda-feira de chuvas no MSHá 17 horas
Careca do INSS apresenta nova versão sobre suposta ameaça de morte