10/01/2025 às 13h00
Redação
Campo Grande / MS
A Meta atualizou a versão em português das suas novas diretrizes relacionadas a discurso de ódio nas plataformas (Facebook, Instagram, Threads). As novas regras permitem, por exemplo, que usuários associem doenças mentais a gênero ou orientação sexual em postagens. Inclusive, nas que envolverem debate político e religioso.
O texto sobre as novas regras diz o seguinte: “Permitimos alegações de doença mental ou anormalidade quando baseadas em gênero ou orientação sexual, considerando discursos políticos e religiosos sobre transgenerismo e homossexualidade, bem como o uso comum e não literal de termos como ‘esquisito'”.Sob as novas regras, os usuários podem usar “linguagem insultuosa no contexto de discussão de tópicos políticos ou religiosos, como ao discutir direitos transgêneros, imigração ou homossexualidade”. Traduzindo: podem xingar abertamente em discussões política e religiosas nas redes da big tech.
Além disso, a Meta derrubou restrições da política de uso das suas plataformas. Entre elas, estava a proibição de “autoadmissão de intolerância com base em características protegidas [de discriminação], incluindo, mas não se limitando a homofóbica, islamofóbica, racista”, conforme apontado pelo G1.
As novas diretrizes da Meta também flexibilizam restrições a discursos que defendam limitação de gêneros em determinadas profissões.
Por outro lado, as regras da big tech ainda barram conteúdos que ataquem “conceitos, instituições, ideias, práticas ou crenças associadas a características protegidas, que provavelmente contribuirão para danos físicos iminentes, intimidação ou discriminação contra as pessoas associadas a essa característica protegida”.
Você pode ler as regras na íntegra nesta página da big tech, dedicada à transparência
FONTE: Pedro Spadoni
Há 23 minutos
TCE comunica jurisdicionados sobre cadastro no e-CJUR para envio das prestações de contasHá 32 minutos
A nova investigação sobre o JanjapaloozaHá 37 minutos
Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos de moda e designHá 50 minutos
Gilmar: Julgar Bolsonaro em 2025 evita tumultos em 2026Há 54 minutos
MS terá quase R$ 7 milhões em recursos para ampliar acesso à água