Sábado, 13 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

30/03/2025 às 11h55

Redação

Campo Grande / MS

Deputado aciona PGR para investigar “empréstimo de Lula”
Evair de Mello afirma que a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, cometeu ato de improbidade administrativa
Deputado aciona PGR para investigar “empréstimo de Lula”
Foto Arquivo

O deputado federal Evair de Mello (PP-ES) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar possível ato de improbidade administrativa cometido pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, após ela chamar de “empréstimo do Lula”, o novo programa de crédito consignado do governo federal destinado a trabalhadores da iniciativa privada.


Após a repercussão negativa, Gleisi apagou os posts de sua rede social. "Diante de iniciativas no âmbito jurídico por parte de partidos de oposição, com evidente objetivo politico, decidi suspender a postagem em que chamo o consignado privado de empréstimo do Lula", disse Gleisi sobre a exclusão do vídeo.


Na representação, o parlamentar argumenta que o governo petista se apossou de uma política pública, o que infringiu princípios da impessoalidade.


“A impessoalidade na administração não é mero capricho legal, mas a muralha que separa a democracia do autoritarismo disfarçado de carisma. Quando programas sociais ganham nome, rosto e slogan de um político, corrompe-se sua essência: não se ajuda o povo, mas se compra sua gratidão”, declarou o parlamentar na denúncia enviada à PGR. “Precisamos de servidores que sirvam, não de profanadores travestidos de salvadores que se promovem à custa do erário e do povo”, acrescentou.


“A situação se agrava pelo fato de o material ter sido posteriormente apagado das redes da deputada, o que sugere tentativa de ocultar eventual irregularidade. Caso confirmada a utilização de recursos públicos na produção ou veiculação do vídeo, estaríamos diante de possível desvio de finalidade, com repercussões na esfera da improbidade administrativa”, declarou o deputado.


Essa, no entanto, não é a primeira ação da oposição contra o governo Lula por conta da postagem de Gleisi promovendo o “empréstimo do Lula”. Parlamentares como o senador Rogério Marinho (PL-RN), por exemplo, acionaram o Tribunal de Contas da União (TCU) exigindo providências.


O Novo também acionou o TCU e denunciou Gleisi por suposta promoção pessoal do presidente Lula em campanha institucional por causa do vídeo. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) e a vereadora Amanda Vettorazzo (União) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra a ministra.

FONTE: Wilson Lima

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium