Sexta, 12 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

10/06/2025 às 20h21

Redação

Campo Grande / MS

Governo enviará ao Congresso proposta para elevar JCP
A ideia é que a taxa passe de 15% para 20%; titular da fazenda também propôs unificação do Imposto de Renda para aplicações financeiras em 17,5%
Governo enviará ao Congresso proposta para elevar JCP
Foto Arquivo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira, 10, que o governo enviará novamente ao Congresso Nacional a proposta de aumentar a taxação dos JCP (juros sobre capital) de 15% para 20%.


O JCP é uma forma de remuneração que empresas pagam aos seus acionistas. Diferente dos dividendos, o JCP pode ser abatido do lucro antes do imposto de renda, o que traz benefícios fiscais para a empresa.


“Isso foi uma conversa com os parlamentares. A proposta não estava na nossa apresentação, até porque nós já mandamos a JCP no ano passado. Não é uma novidade exatamente, porque é um projeto que, em tese, está em tramitação”, disse a jornalistas, referindo-se ao fato de que no final de 2024 essa mudança foi enviada pela equipe econômica ao Congresso sem sucesso.


IR de 17,5% em aplicações financeiras
Outro anúncio de Haddad é que o governo irá propor a unificação do Imposto de Renda para aplicações financeiras em 17,5%. Hoje, as alíquotas para as aplicações variam entre 15% e 22,5%.

FONTE: Rafaela Rosa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium