Sexta, 12 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

03/07/2025 às 08h30

Redação

Campo Grande / MS

Ex-ministro de Lula terá de explicar contratos suspeitos com ONGs
Demorou, mas o TCU indicou irregularidades em verbas para indígenas
Ex-ministro de Lula terá de explicar contratos suspeitos com ONGs
Foto Elineudo Meira

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), aprovou um requerimento para que o petista Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária, preste esclarecimentos sobre contratos da secretaria com organizações não governamentais (ONGs).


O objetivo é obter detalhes sobre os acordos firmados pelo órgão ligado ao Ministério do Trabalho.


O convite surge em meio às discussões sobre o Acórdão nº 1355/2025, do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou, em 18 de junho, a suspensão de repasses federais destinados à retirada de lixo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.


O contrato celebrado entre a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) e uma ONG despertou suspeitas quanto à execução e ao destino dos recursos.


O requerimento para ouvir Carvalho, que foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, no período de 2011-2014, sob a gestão da petista Dilma Rousseff e Chefe de Gabinete da Presidência da República entre 2003 a 2010 (governo Lula 1 e 2), foi aprovado pelo presidente da CTFC, senador Dr. Hiran (PP-RR).


O parlamentar defendeu a iniciativa, destacando a importância do papel fiscalizador do Congresso.


“É preciso assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como a proteção de comunidades indígenas”, afirmou Hiran.


A data da oitiva ainda não foi definida.

FONTE: Mael Vale

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium