10/09/2025 às 09h10
Redação
Campo Grande / MS
Em uma iniciativa inédita, o Sistema Fiems está conduzindo uma pesquisa para avaliar o nível de maturidade, percepção e potencial de investimento das indústrias de Mato Grosso do Sul em relação a práticas de descarbonização, eficiência energética e gestão ESG.
Uma pesquisa on-line começou a ser enviada nesta quarta-feira (10/09) a indústrias baseadas no Estado, desde micro até grandes empresas. Para responder, basta acessar o formulário: https://pt.research.net/r/descarbonizacao-fiems.
A ação é promovida pelo Centro de Sustentabilidade da Indústria (CSI), em parceria com o Observatório da Indústria do Sistema Fiems.
A iniciativa tem como metas mapear o grau de conhecimento e ações em andamento nas empresas sobre temas vinculados à sustentabilidade industrial, bem como identificar barreiras, oportunidades e demandas de apoio técnico e financeiro para a transição energética e ambiental.
A partir dos dados levantados, pretende-se subsidiar a formulação de estratégias da Fiems para fomentar práticas sustentáveis e estruturar instrumentos de apoio (como linhas de crédito, programas de capacitação e consultorias especializadas).
O diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, destaca que a pesquisa visa estimular o protagonismo do setor industrial sul-mato-grossense na agenda de baixo carbono.
"Mato Grosso do Sul tem papel estratégico por sua matriz energética limpa, vocação para o agronegócio e a indústria de base florestal, e pelo protagonismo crescente na agenda da bioeconomia e da sustentabilidade industrial. Entretanto, há uma lacuna de dados locais que revelem o real nível de maturidade das indústrias do Estado frente a essas temáticas. As informações levantadas deverão facilitar o trabalho da Fiems em desenvolver políticas assertivas, articular financiamentos com bancos públicos e privados, ou mesmo estruturar programas de apoio técnico às empresas", explicou.
Por que descarbonizar?
Descarbonizar significa adotar medidas que contribuam para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades econômicas. No setor industrial brasileiro, que consome 32% da energia do país, aplicar iniciativas de eficiência energética e investir em fontes renováveis - tais como solar e eólica - pode diminuir custos operacionais e melhorar a competitividade das empresas.
Essas ações incluem a atualização de maquinário, substituição de combustíveis fósseis por alternativas de baixa emissão e instalação de fontes de energia sustentável.
Serviço – Mais informações sobre essas e outras iniciativas de sustentabilidade promovidas pelo Sistema Fiems pelo site https://programaesg.fiems.com.br/ ou pelo WhatsApp (67) 99264-1318
FONTE: Assessoria FIEMS
Há 15 horas
Programação da Expoverde 50 anos tem rodeio e showsHá 17 horas
Prefeitura de Sonora notifica concessionária por falhas em obras da rede de esgotoHá 17 horas
Retomada de Corumbá completa 159 anosHá 17 horas
Flávio: ‘É um direito do PT defender bandido, CV e o PCC’Há 17 horas
Transporte sanitário une Estado e municípios em busca de soluções