11/10/2025 às 11h23
Redação
Campo Grande / MS
Tramitam no Congresso propostas que alteram os critérios de escolha de ministro do Supremo Tribunal Federal, e todas fixam mandato, acabando a “vitaliciedade” atual.
A indicação de ministro do STF, hoje, serve aos interesses político-partidários do presidente da República, como ficou patente nas últimas nomeações.
Mas uma nova proposta, do deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS), muda isso, estabelecendo eleição para vaga no STF e mandado de 16 anos, que muitos avaliam excessivo.
A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.
De acordo com essa PEC, o ministro seria eleito pelas categorias de origem (Advocacia, Magistratura e Ministério Público).
O candidato a ministro do STF, define a PEC, deverá ter mínimo de 55 anos, doutorado em Direito, 15 anos de experiência e reputação ilibada.
“A escolha dos ministros deve refletir o mérito e a confiança das instituições jurídicas, e não a conveniência política”, defende Nogueira.
FONTE: Diário do Poder
Há 50 minutos
Prefeitura de Sonora notifica concessionária por falhas em obras da rede de esgotoHá 1 hora
Retomada de Corumbá completa 159 anosHá 1 hora
Flávio: ‘É um direito do PT defender bandido, CV e o PCC’Há 1 hora
Transporte sanitário une Estado e municípios em busca de soluçõesHá 1 hora
Conta de luz deve subir 8,6% em 2026, acima da inflação