04/12/2025 às 07h41
Redação
Campo Grande / MS
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou nesta quarta-feira (3) o desfecho da COP30, realizada no Brasil em novembro.
Guterres disse que foi “decepcionante”.
Apesar disso, ele ressaltou que o evento demonstrou a eficácia do multilateralismo, mesmo em um contexto de tensões geopolíticas e na ausência dos Estados Unidos.
Durante sua participação no evento Reuters Next, o chefe da ONU expressou “sentimentos contraditórios em relação à COP” ao falar sobre as negociações climáticas anuais da organização.
Guterres destacou a capacidade de se alcançar um acordo em meio a desafios.
“Por um lado, acho que é notável que, com os Estados Unidos fazendo campanha contra e a indústria de combustíveis fósseis claramente determinada a garantir que as coisas não avançassem… com todos esses movimentos contra, foi possível chegar a um acordo e isso mostra que o multilateralismo funciona”, afirmou.
A COP30 teve início em 10 de novembro, em Belém, no Pará, e reuniu cerca de 200 delegações. A agenda de discussões incluiu 145 temas, dos quais 20 foram classificados pela presidência brasileira como mais “substantivos”.
FONTE: Juan Araújo
Há 3 horas
O que diz a lei sobre deixar o motor do carro ligado com ele parado?Há 4 horas
Delegados da PF criticam condução de Toffoli no caso MasterHá 4 horas
Milei elogia ação na Venezuela durante acordo Mercosul-UEHá 4 horas
Flávio pede união da direitaHá 16 horas
Dourados avança em saneamento e saúde com pacote de obras