14/12/2025 às 19h51
Redação
Campo Grande / MS
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) entregou à Câmara uma carta renunciando ao cargo neste domingo (14).
Com a renúncia de Zambelli, quem assume o cargo agora será o suplente do Partido Liberal de São Paulo que recebeu mais votos, Adilson Barroso.
O líder do PL na Câmara, deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que o ato representa uma decisão estratégica diante de uma “decisão vergonhosa” do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quarta-feira (10), o plenário da Câmara dos Deputados decidiu não cassar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Na ocasião foram 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções, número inferior aos 257 votos necessários para a cassação.
Já na sexta-feira (12), a Primeira Turma do STF confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a perda automática do mandato da parlamentar.
Veja abaixo a nota completa de Sóstenes comentando o assunto:
COMUNICADO OFICIAL – Renúncia da Deputada Carla Zambelli
“A renúncia não foi improvisada nem emocional. Foi uma decisão estratégica diante de uma decisão vergonhosa do STF, que ignorou o devido processo legal e avançou sobre garantias constitucionais básicas.
Ao renunciar antes da conclusão da cassação, Carla Zambelli preserva direitos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento claramente politizado, ganhando margem jurídica para buscar liberdade e permanecer na Itália.
Isso não é fuga. É cálculo jurídico em um ambiente de exceção. Quando a Corte perde a imparcialidade, a estratégia passa a ser a única forma de proteção contra o arbítrio.
História e direito ensinam: quem entende o jogo institucional, sobrevive a ele”.
FONTE: Mael Vale
Há 2 horas
Prefeitura de Sonora notifica concessionária por falhas em obras da rede de esgotoHá 2 horas
Retomada de Corumbá completa 159 anosHá 2 horas
Flávio: ‘É um direito do PT defender bandido, CV e o PCC’Há 2 horas
Transporte sanitário une Estado e municípios em busca de soluçõesHá 2 horas
Conta de luz deve subir 8,6% em 2026, acima da inflação