22/12/2025 às 10h03
Redação
Campo Grande / MS
O entorno de Romeu Zema (Novo) iniciou articulação para que o governador de Minas Gerais seja candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro ao Palácio do Planalto.O acordo envolve ainda o apoio de Flávio e Kassab à candidatura de Matheus Simões a governador de Minas Gerais em 2026 e o lançamento do governador do Rio Grande do Sul à Presidência, Eduardo Leite (PSD).
Com esse desenho, Kassab conseguiria fincar o pé em três candidaturas presidenciais: a de Flávio Bolsonaro, a de Leite e manteria também proximidade com Lula, tendo em vista que o acordo não obrigaria que o PSD deixasse os postos que tem na Esplanada dos Ministérios.
O partido comanda três pastas: Agricultura, Minas e Energia e Pesca.
Isso também poderia tornar mais competitiva a candidatura de Matheus Simões ao governo de Minas, que enfrenta dificuldades no estado. As pesquisas mais recentes o colocam em quarto lugar, atrás de Cleitinho (Republicanos), Alexandre Kalil (PDT) e Gabriel Azevedo (MDB).
A ideia é que, com Zema na chapa de Flávio, o bolsonarismo apoie Simões e fragilize a candidatura de Cleitinho, cujo eleitorado é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além disso, Flávio ganharia um palanque relevante no segundo maior colégio eleitoral do país.
Em São Paulo, ele teria o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que não tem sinalizado que irá disputar o Planalto.
O movimento pressupõe a desistência de Ratinho Jr. (PSD) ao Planalto.
O governador do Paraná não tem dado sinais de que pretende partir para a disputa nacional e planeja uma candidatura ao Senado e tentar fazer seu sucessor no estado, onde enfrenta dificuldades: o candidato dele, o secretário estadual Guto Silva (PSD), tem pontuado mal nas pesquisas.
FONTE: Caio Junqueira
Há 4 horas
Ex-ministro de Lula defende que PCC e CV são grupos terroristasHá 4 horas
Team Roping reúne competidores e consagra campeõesHá 8 horas
Gerson recebe título de Cidadão TreslagoenseHá 9 horas
Verruck recebe diagnóstico de comerciantes para fortalecer Centro da CapitalHá 10 horas
Oficina É Dia de Feira leva novas estratégias para negócios de Ladário