Sexta, 12 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasil

25/12/2025 às 14h26

Redação

Campo Grande / MS

Mais brasileiros se identificam com direita que com esquerda
Dado consta em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira
Mais brasileiros se identificam com direita que com esquerda
Foto arquivo

A maior parte dos brasileiros se identifica politicamente com a direita, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (25). Entre os entrevistados, 35% se declararam como parte do espectro da direita e 11%, da centro-direita. No outro polo, 22% disseram ter posicionamento político à esquerda, sendo outros 7% mais ligados à centro-esquerda. Outros 8% dos entrevistados não souberam responder.


No recorte por faixas etárias, os entrevistados com 60 anos ou mais registram 42% de preferência pela direita, 25% pela esquerda e 9% pelo centro. Os mais jovens, de 16 a 24 anos, apesar de se posicionarem mais ao centro (30%), ainda assim registram uma maioria da direita (26%) sobre a esquerda (16%).


Com relação à escolaridade, 41% dos que se dizem de direita têm menos anos de estudo, enquanto 26% se dizem de esquerda e 8%, de centro. Já no recorte por religião, 36% dos católicos e 42% dos evangélicos se posicionam à direita. Os que se classificam à esquerda são 24% e 16% respectivamente em cada grupo.


A pesquisa do Datafolha ouviu 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 113 municípios do Brasil, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro dos dados gerais da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Com informações AE

FONTE: Pleno.News

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium