Sexta, 12 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

20/01/2026 às 12h29

Redação

Campo Grande / MS

Motta e Arthur Lira atuaram para anular liquidação do Master, diz Renan
Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado afirmou que ambos atuaram por meio do ministro Jhonatan de Jesus
Motta e Arthur Lira atuaram para anular liquidação do Master, diz Renan
Foto Geraldo Magela

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou em entrevista à Globo News que o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), atuaram para anular a liquidação do Banco Master por meio do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus.


No final do ano passado, o ministro ameaçou levantar a liquidação extrajudicial do Master após determinar inspeção no Banco Central. A ideia, no entanto, não foi adiante após atuação do presidente do TCU, Vital do Rego.


"O Tribunal de Contas não tem absolutamente nada a ver [com a questão do Banco MAster]. Vamos requisitar todas as informações e todos os procedimentos, e estou tendo informações de que o atual presidente da Câmara e o ex-presidente da Câmara pressionaram e continuam pressionando o TCU, aliás, um setor do TCU, para que o Tribunal liquide a liquidação. Isso é inacreditável. Mas essas coisas, lamentavelmente, só acontecem no Brasil”, disse Renan.


Na semana passada, Vital do Rêgo afirmou que a inspeção no processo de liquidação do Banco Master traria“segurança jurídica” ao caso.


Segundo o ministro, a análise deve ser concluída em menos de um mês. Vital do Rêgo disse que há um acordo entre o TCU e o Banco Central (BC) para a realização da inspeção e para o exame da documentação relacionada ao processo.


A expectativa é que o plenário do TCU vote, nesta quarta, a proposta de inspeção sobre a decisão do BC envolvendo o Banco Master.


Vital do Rêgo, o ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso, e outros integrantes do TCU se reuniram com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, na sede da autarquia também na semana passada.


Segundo o presidente do TCU, o objetivo do encontro foi buscar uma forma de conciliar o poder de fiscalização do tribunal com a autonomia do Banco Central, que havia questionado a possibilidade de uma inspeção técnica do TCU em suas dependências.

FONTE: O Antagonista

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium