Terça, 09 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Sonora

25/04/2026 às 12h59

Redação

Campo Grande / MS

Prefeitura de Sonora denuncia empresa de transporte escolar ao Ministério Público
Medida foi tomada após reiteradas notificações e descumprimento de contrato por empresa terceirizada responsável por linhas rurais
Prefeitura de Sonora denuncia empresa de transporte escolar ao Ministério Público
Fotos Eder Pereira

A Prefeitura de Sonora, por meio da Secretaria Municipal de Educação, formalizou denúncia junto ao Ministério Público Estadual contra uma empresa terceirizada responsável por parte do transporte escolar rural no município.


A medida foi adotada diante de sucessivos descumprimentos contratuais e falhas graves nos requisitos mínimos de segurança.


De acordo com a administração municipal, a empresa, contratada ainda na gestão anterior para operar nove linhas do transporte escolar, vem causando transtornos a alunos e famílias da zona rural.


Entre as irregularidades constatadas estão problemas recorrentes na manutenção dos veículos, falhas em itens essenciais de segurança, como freios e condições gerais inadequadas para o transporte de estudantes.


Todas as situações foram devidamente registradas e documentadas pela equipe da Prefeitura, que notificou a empresa diversas vezes, concedendo prazos para a regularização. No entanto, segundo a gestão, os compromissos assumidos pela empresa não foram cumpridos.


Diante da gravidade dos problemas, a Prefeitura já havia adotado medidas administrativas, incluindo a retirada de duas das nove linhas sob responsabilidade da empresa. Essas rotas passaram a ser atendidas com veículos e motoristas próprios do município, garantindo mais segurança aos alunos atendidos.


Apesar disso, a administração ressalta que não dispõe de frota suficiente para substituir integralmente os serviços prestados pela empresa, o que tem exigido tentativas constantes de diálogo e adequação por parte da prestadora.


Mesmo após as notificações e tratativas, os problemas persistiram e, segundo a Prefeitura, houve agravamento na qualidade do serviço, colocando em risco a integridade física de crianças e jovens que dependem diariamente do transporte escolar, muitos deles saindo de casa ainda durante a madrugada para estudar.


Diante de novas denúncias e da continuidade das irregularidades, o secretário municipal de Educação decidiu encaminhar o caso ao Ministério Público, buscando resguardar a administração e, principalmente, garantir uma solução definitiva que assegure um transporte escolar seguro e de qualidade para as famílias da zona rural.


A prefeita Clarice reforçou o compromisso da gestão com a segurança dos estudantes.


“Não vamos admitir que nossas crianças sejam colocadas em risco. Já notificamos, demos oportunidades para correção, tomamos medidas administrativas e, agora, buscamos o apoio do Ministério Público para garantir que esse serviço seja prestado com a responsabilidade e a segurança que nossos alunos merecem”, afirmou.


A Prefeitura de Sonora segue acompanhando de perto a situação e reafirma que todas as medidas necessárias continuarão sendo tomadas para proteger os estudantes e assegurar um serviço digno à população.


Ex-prefeito também teve problemas com empresa de transportes


Informações divulgadas recentemente em vídeo pelo ex-prefeito Enelto Ramos, questiona matéria publicada sobre o transporte escolar no município.


No próprio vídeo, o ex-gestor confirma que a empresa apontada como responsável pelos problemas no transporte escolar foi contratada ainda durante sua administração e que, à época, já enfrentava dificuldades na prestação dos serviços. A declaração reforça que as falhas não são recentes, mas sim situações que se arrastam desde a gestão anterior.


Em vídeo ex-prefeito confirma que também teve problemas com a empresa apontada pelos transtornos no transporte escolar


Segundo informações, ao assumir a administração, a atual gestão, sob o comando da prefeita Clarice, optou inicialmente por manter a continuidade dos serviços, priorizando o atendimento aos alunos da zona rural e acreditando na possibilidade de que a empresa se adequasse às exigências contratuais e garantisse as condições mínimas de segurança e qualidade.


Durante esse período, a Prefeitura realizou diversas notificações formais, concedeu prazos e adotou medidas administrativas, incluindo a retirada de linhas da empresa, sempre com o objetivo de assegurar a integridade dos estudantes e evitar a interrupção do transporte escolar.


No entanto, diante da persistência e do agravamento dos problemas — situação que, inclusive, foi reconhecida pelo próprio ex-prefeito — a atual gestão decidiu adotar uma postura mais rigorosa. O caso foi formalmente encaminhado ao Ministério Público, buscando respaldo legal para as providências cabíveis e solução definitiva para os transtornos enfrentados pelas famílias.


A administração municipal reforça que todas as decisões foram pautadas na responsabilidade e no compromisso com os alunos, evitando medidas precipitadas que pudessem comprometer o atendimento escolar, especialmente nas áreas rurais.

FONTE: Eder da Silva Pereira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium