Terça, 21 de agosto de 2018
Entretenimento »

07/06/2018 às 18h45

escoberto sistema estelar com três planetas do tamanho da Terra

Pesquisadores do Instituto de Astrofísica de Canarias e da Universidade de Oviedo divulgaram sua mais recente descoberta: não somente um, como dois sistemas estelares até então desconhecidos, sendo que um deles abriga três planetas rochosos de tamanho igual ao da Terra em sua órbita.

A descoberta foi feita por meio da missão K2 do Telescópio Espacial Kepler, da NASA, que ficou conhecido como o "caçador de exoplanetas" desde que começou a operar em 2013. O sistema com os planetas é o da estrela K2-239, que é uma anã vermelha do tipo M3V, situada na constelação Sextante, a 160 anos-luz. Os exoplanetas ao seu redor completam uma órbita a cada 5,2, 7,8 e 10,1 dias, respectivamente.

Já o outro sistema, da estrela K2-240, tem pelo menos duas "Super-Terras", que são cerca de duas vezes maiores do que o nosso planeta. A temperatura das estrelas é mais ou menos a metade do nosso Sol, e os pesquisadores acreditam que todos os planetas descobertos têm temperaturas mais elevadas do que a Terra em suas superfícies, devido à forte radiação que eles recebem dada sua aproximação com os astros.

Contudo, novas observações serão conduzidas com o telescópio James Webb, que chega para substituir o Kepler em sua missão de vasculhar o espaço em busca de exoplanetas. Com o novo "caçador", a equipe espera descobrir com mais exatidão a composição atmosférica desses objetos.

FONTE: Eureka Alert!