Segunda, 17 de janeiro de 2022
(67) 9-9959-0792
Futebol

17/08/2018 às 13h22

564

Redação

Campo Grande / MS

Tite faz 1ª convocação da Seleção após a Copa do Mundo
Técnico divulgou a lista de 23 convocados que vão encarar Estados Unidos e El Salvador em setembro
Tite faz 1ª convocação da Seleção após a Copa do Mundo
Paquetá do Flamengo é um dos convocados

A lista tem um peso enorme levando em consideração que será o ponta pé inicial de um trabalho que visa a Copa do Mundo do Catar, em 2022. O torneio parece distante, mas o trabalho desenvolvido tem exatamente o foco de uma evolução gradativa, não só para a Seleção mas com empacto em todo o futebol brasileiro. 


Renovação em alguns setores será importantíssimos como na lateral-direita, grande problema brasileiro nos últimos anos. Titular absoluto e capitão, Daniel Alves se lesionou e não teve um substituto a altura no Mundial da Rússia. Danilo, que foi titular inicialmente não correspondeu e se lesionou, já Fagner até fez bons jogos, mas não o suficiente para suprir a ausência do jogador do PSG.


Mais do que o desempenho em campo, a liderança e o histórico de Daniel Alves fizeram falta, faz tempo que o Brasil não consegue encontrar um nome indiscutível no setor, o que não acontece pelo lado esquerdo, onde existem várias opções. Merecidamente, Marcelo foi o titular, mas Filipe Luís substituiu a altura. 


Além disso, há um leque de opções para uma renovação a longo prazo como Alex Sandro, Filipe Teles, Jorge, entre outros. De olho no desenvolvimento no lado direito, Arana pode ganhar uma chance, o jogador é velho conhecido de Tite e tem um futuro promissor. 


Se na lateral-direita há este tipo de problema, no ataque o Brasil passa por situação parecida. Há vários jogadores de lado de campo, mas poucos que fazem com perfeição a referência. Apesar de muito criticado durante a Copa, Gabriel Jesus é sem dúvida o futuro da Seleção. Atacante rápido, bom finalizador e taticamente especial.


O mesmo acontece com Roberto Firmino, que joga de referência, mas prefere atuar mais solto, voltando para o meio-campo e arrancando em direção ao gol. Aquele centroavante antigo, de giro, prender a bola e principalmente o cabeceio faltou ao Brasil como opção. Tite até tentou alguns nomes, mas não conseguiu a consolidação.


Agora, com um ciclo completo para trabalhar, o treinador deve focar bastante em buscar esse atleta. Pedro, do Fluminense, aparece como uma grande promessa. Ele é artilheiro do Campeonato Brasileiro e tem mostrado muita qualidade. É possível prevê que o trabalho de maturação seja feito com ele para que nos próximos anos consiga se firmar no futebol e consequentemente na Seleção. 


A zaga é outro setor em que Tite vai precisar trabalhar bem para desenvolver novas lideranças e, claro, jogadores que possam dar sequência ao legado deixado por Thiago Silva e Miranda. Não que a dupla não será mais convocada, ambos devem inclusive participar do processo de renovação, pois é sempre importante ter referências, mas por conta da idade é evidente que a Seleção vai precisar de "sangue novo". 


A lista divulga nesta sexta, será importante para entender também como vai funcionar esse processo de renovação, que já terá pela frente a Copa América, em 2019, competição que precisa ter ao menos uma base já pensando na Copa do Mundo. Até lá, o Brasil fará cerca de oito jogos, número interessante para preparar a equipe.


Confira os nomes dos convocados


GOLEIROS


Alisson (Liverpool-ING)
Hugo (Flamengo)
Neto (Valencia-ESP)


DEFENSORES


Alex Sandro (Juventus) – lateral esquerdo
Dedé (Cruzeiro) – zagueiro
Fabinho (Liverpool) – lateral direito
Fágner (Corinthians) – lateral direito
Felipe (Porto-POR) – zagueiro
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP) – lateral esquerdo
Marquinhos (PSG-FRA) – zagueiro
Thiago Silva (PSG-FRA) – zagueiro


MEIAS


Andreas Pereira (Manchester United-ING)
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fred (Manchester United-ING)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)


ATACANTES


Douglas Costa (Juventus-ITA)
Éverton (Grêmio)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Neymar (PSG-FRA)
Pedro (Fluminense)
Willian (Chelsea-ING)

FONTE: Placar

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium