Terça, 25 de setembro de 2018
(67) 9-9959-0792
Campo grande

18/08/2018 às 07h54

43

Redação

Campo Grande / MS

Fim de semana segue com sol, nuvens e pancadas de chuvas
A semana começou com o ar extremamente seco em Mato Grosso do Sul com umidade relativa do ar abaixo de 20%
Fim de semana segue com sol, nuvens e pancadas de chuvas
Foto Chico Ribeiro

A Capital, por exemplo, chegou a registrar 11% na terça-feira (14.8), considerado estado de emergência segundo Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém as condições de tempo mudaram no Estado.


Na madrugada de quinta-feira (16.8) houve concentração significativa de chuva e raios. Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.


De acordo com dados da Starnet, Campo Grande teve registro aproximado de 100 descargas detectadas durante a chuva que ocorreu na madrugada, entretanto, poucas chegaram ao solo, pois grande parte dessas descargas ocorreram dentro das nuvens. Essa condição foi devido à nebulosidade associada à atuação de uma frente fria que provocou o aumento de atividade elétrica das nuvens e com chuva registrada em parte dos municípios das regiões Sudoeste, Sul e Central.


Segundo dados de densidade de raios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a concentração destina-se a municípios especialmente de fronteira na parte Sul do MS e essa condição é ocasionada devido à localização do Estado por estar na área de encontro da massa de ar fria, vinda do Sul, com a quente, vinda da Amazônia, ocasionando à formação de nuvem tipo cumulonimbus (nuvem de grande desenvolvimento vertical capaz de auxiliar a formação de raios e tempestades).

FONTE: Karla Tatiane

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium