Quarta, 20 de fevereiro de 2019
(67) 9-9959-0792
Corumbá

13/02/2019 às 12h02

37

Redação

Campo Grande / MS

Município integra Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo
O Carnaval Cultural de Corumbá é a maior festa de participação popular do Brasil Central, que une cerca de 30.000 pessoas por dia no circuito do evento
Município integra Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo
Foto Clóvis Neto

Pelo terceiro ano consecutivo, o Carnaval e o Arraial do Banho de São João de Corumbá estão no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, que integra os principais eventos turistícos do país a visitantes brasileiros e estrangeiros. 


 


O Carnaval Cultural de Corumbá é a maior festa de participação popular do Brasil Central, que une cerca de 30.000 pessoas por dia no circuito do evento.


 


De acordo com a diretora-presidente interina da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisangela Sienna da Costa, o Carnaval é uma manifestação secular, espontânea e livre, “em que o samba, o lúdico e o cultural se misturam com a emoção e a ginga dos corumbaenses que conseguem renovar a folia a cada ano, recebendo gente dos quatro cantos do país que se unem numa mesma emoção”.


 


Pelas ruas e ladeiras do centro histórico de Corumbá, os foliões turistas e corumbaenses, brincam o carnaval em blocos culturais (pastoras, frevo e marinheiros), blocos oficiais, blocos independentes, cordões, corsos e escolas de samba, sob a cadência do samba, ao som das antigas marchinhas de carnaval e sempre atentos as batidas dos tamborins.


 


Arraial do Banho de São João


 


O Arraial do Banho de São João de Corumbá é uma mistura de patrimônio de fé do Mato Grosso do Sul, é uma das mais fortes manifestações religiosas do Brasil, certificada como Patrimônio Imaterial do Estado do MS.


 


Conhecido com esse nome somente na cidade de Corumbá, a festividade é realizada em pagamento de promessa por uma graça alcançada ou em agradecimento ao santo do catolicismo popular São João Batista. 


 


A festa tem seu ápice em banhar o santo nas águas do Rio Paraguai na madrugada do dia 23 para 24 de junho, atraindo cerca de 3.000 mil turistas anualmente.

FONTE: Assessoria PMC

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium