Terça, 16 de julho de 2019
(67) 9-9959-0792
Campo grande

16/04/2019 às 13h06

54

Redação

Campo Grande / MS

Palestra no TCE-MS enfatiza como potencializar resultado das auditorias
Palestrante impactou a todos ao afirmar que “O TCE é o olho da sociedade sobre a segurança pública, a educação, a saúde"
Palestra no TCE-MS enfatiza como potencializar resultado das auditorias
Foto Mary Vasques

Auditores estaduais de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta terça-feira, 16 de abril, de uma palestra sobre “Auditorias Transformadoras”, proferida pelo secretário de controle do Tribunal de Contas da União no MS, Tiago Modesto Carneiro Costa, no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).


Já no início ele impactou a todos ao afirmar que “O TCE é o olho da sociedade sobre a segurança pública, a educação, a saúde... todos os auditores têm participação no fato da minha filha não poder hoje brincar na rua porque isso não é seguro, nos buracos das ruas, na falta de creches para as crianças... tudo que é importante na vida do cidadão está nas mãos de vocês”. A partir daí, Tiago Modesto elencou os pontos relevantes para a realização de auditoria transformadora que para ele “é aquela que consegue obter resultados diante de um problema governamental sério que atinge a população, consegue agregar valores à administração pública e mudar realidades”. 


O secretário de controle do TCU prendeu a atenção com exemplos práticos de como identificar o que realmente é relevante, comparar a realidade com a situação ideal, as vulnerabilidades e ir à fundo no problema. “Uma auditoria de excelência começa pela boa escolha do tema e termina quando se tem persistência na mudança do diagnóstico que a gente fez lá no início e que é manifestado pelos Tribunais pelo acórdão. Mas isso é só o começo; depois é preciso trabalhar firme para mudar a realidade encontrada. Assim que a gente faz transformação”. Ele ainda afirmou que as técnicas apresentadas são apenas uma breve introdução que podem fazer com que o trabalho do auditor seja realmente transformador, que o diagnóstico seja adequado, assim como a solução, e que o gestor público, que é o grande astro governamental, consiga ter mais valor no trabalho. 


Para a auditora do TCE-MS, Gláucia Maria de Assis, esse tema traz à tona a necessidade do aprendizado contínuo. “Hoje em dia a gente fala muito em efetividade, em fazer um controle externo que traga benefícios para a sociedade. Essa palestra nos dá a oportunidade de melhorar técnicas e adquirir conhecimento para aplicar isso no nosso dia-a-dia”. Opinião compartilhada pelo, também, auditor Leonardo Mira Marques ao afirmar que “isso é importante porque auxilia na qualidade das nossas auditorias e tudo que vem para melhorar, que vai ajudar num julgamento de um conselheiro e na efetividade do serviço público é muito válido. Nos dá a oportunidade de estar mais preparado para fiscalizar e ter uma visão diferente de como realizar o nosso trabalho”. 


O PALESTRANTE 


Tiago Modesto Carneiro Costa é engenheiro agrônomo, pós-graduado em administração, finanças empresariais e negócios e MBA em agronegócios, com experiência na área financeira e governamental. Foi analista técnico rural e analista de TI no Banco do Brasil, analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional e diretor da área de agricultura e meio ambiente do TCU no MS. Atualmente exerce a função de secretário de controle do TCU no Estado de Mato Grosso do Sul.

FONTE: Tânia Barata Sother

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium