Sábado, 13 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Economia

27/04/2020 às 12h03

Redação

Campo Grande / MS

Guedes trabalha para fazer adequações fiscais no Pró-Brasil
Ministro da Economia particiou de café da manhã com demais ministros e presidente. Guedes defendeu investimentos dentro do teto de gastos
Guedes trabalha para fazer adequações fiscais no Pró-Brasil
Foto Arquivo

O ministro Paulo Guedes, da Economia, trabalha para desarmar a bomba fiscal do plano Pró-Brasil. Desde que foi apresentado, Guedes tem defendido que o plano, que prevê aumento de gastos públicos em investimentos em obras e infraestrutura, não pode ameaçar o projeto de responsabilidade fiscal e o teto de gastos. O aumento dos gastos públicos, na opinião de Guedes, tem que ser cirúrgico.


Desde a semana passada, Guedes sinalizava incômodo com o plano, que a interlocutores chamava de o PAC do Marinho, em referência ao Plano de Aceleração do Crescimento de Dilma e ao ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um dos formuladores do Pró-Brasil. 


A principal divergência entre os projetos de Guedes e Marinho é que o ministro da Economia quer injetar dinheiro privado na economia, via crédito e concessões, já Marinho previa dinheiro público, o que poderia comprometer os planos de Guedes de manter as contas controladas e poderia acabar com a âncora fiscal (teto de gastos).


“Pra que falar em acabar com o teto se é ele que protege a gente da tempestade? ”, questionou o ministro. Sobre o governo investir em infraestrutura, Guedes falou que se o governo quiser, pode. Mas estão descartados programas nacionais de desenvolvimento como foi feito no passado porque o excesso de gastos "corrompeu a democracia brasileira".


 

“Nós não queremos virar a Argentina, nós não queremos virar a Venezuela. Estamos em outro caminho. Caminho da prosperidade e não do desespero”, acrescentou.


Questionado diretamente sobre a apresentação do plano sem a presença do ministério da Economia, Guedes minimizou. “O presidente pediu a todos nós estudos. O chefe da Casa Civil, general Braga Netto, é função dele coletar os estudos. Ele coordena essas ações e da mesma forma a conta cai na Economia, a conta é da Economia. Mas o presidente sabe que o caminho da prosperidade é um caminho que terá sucesso.”


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou que a disciplina fiscal é que vai manter o país no rumo certo, com juros baixos e inflação baixa.

FONTE: Portal R7

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium