Terça, 27 de julho de 2021
(67) 9-9959-0792
Chapadão do Sul

12/06/2021 às 13h53

78

Redação

Campo Grande / MS

Em Camapuã, ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico são definidas em oficina
Elaborado pela prefeitura e lideranças locais junto com o Sebrae/MS, documento irá nortear a execução do Cidade Empreendedora no município
Em Camapuã, ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico são definidas em oficina
Foto Divulgação

Representantes da Prefeitura Municipal de Camapuã e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e Empresarial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, nesta quinta-feira (10), para estabelecer ações de melhorias para a cidade. Por conta dos protocolos de biossegurança, o encontro foi a poucos restrito aos convidados e exigiu o uso de máscaras.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores locais e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.

De acordo com prefeito de Camapuã, Manoel Nery, o encontro teve bastante representatividade. “A oficina foi muito interessante e possibilitou que a gente compreendesse o que o realmente as pessoas querem para o município. Dentre as ações elencadas, algumas foram citadas por mais de um grupo e a gente as considera como as mais importantes, como a qualificação da mão de obra, a criação da feira cultural, o turismo e a organização do trânsito”, destacou o gestor.

O secretário de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo de Camapuã, Giovani Rocha, destacou a produtividade do encontro. “Foi uma ação única, algo nunca visto aqui no município, pois conseguimos reunir representantes de todos os segmentos da sociedade, desde comerciantes até da agricultura familiar. Tivemos a oportunidade de escutar o que eles almejam, as dificuldades enfrentadas, as sugestões, e com isso foi possível elencar o que é prioridade para ser trabalhado no município. Queremos fazer um plano de maneira que atenda a todos a contento”, ressaltou Giovani.

Segundo o secretário, dentro das ações elencadas está o apoio aos pequenos agricultores. “A demanda da feira surgiu e é algo que nós já estávamos trabalhando para que o produtor tenha para quem vender. Também queremos melhorar as estradas rurais, hoje são mais de cinco mil quilômetros, algo que vai ajudar no escoamento da produção e na entrega de insumos”, comentou Giovani.

Na data, a oficina foi conduzida pelo consultor do Sebrae/MS, Volmir Meneguzzo, de acordo com ele, o trabalho deve ser concentrado em três eixos. “As atuações são focadas na redução da evasão de consumo, qualificação da agricultura familiar e agroindústria, além do fortalecimento do turismo em todos os seus desdobramentos”, esclareceu o consultor. Na área do turismo, a ideia é fortalecer os pontos turísticos e os recursos naturais da região com a criação da Rota das Monções.

As iniciativas definidas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Camapuã. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Camapuã aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, irá receber o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

FONTE: Da Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium