29/03/2022 às 10h09
Redação
Campo Grande / MS
Uma pesquisa realizada com mais de 100 mil pessoas revelou que consumir adoçantes pode aumentar o risco de câncer. Publicada na revista Plos Medicine, o estudo sugere que as pessoas que ingerem quantidades acima da média são 13% mais propensos a desenvolver algum tumor maligno.
Para isso, os cientistas coletaram diários alimentares de 102.865 adultos, na França, durante quase oito meses e ajustaram a outros fatores de risco de câncer, como idade, índice de massa corporal, atividade física e ingestão de gordura.
De acordo com a equipe, o aspartame foi associado a um aumento de 15% no risco de todos os cânceres e de 22% no risco de câncer de mama. O aditivo alimentar presente em adoçantes artificiais também foi associado a taxas mais altas de câncer com relação à obesidade.
As taxas de câncer foram altas tanto em consumidores excessivos de adoçantes artificiais como em indivíduos que consumiram quantidades acima da média. “Isso sugere que os adoçantes artificiais e a ingestão excessiva de açúcar podem estar igualmente associados ao risco de câncer”, informou os autores.
FONTE: Gabriela Bulhões
Há 6 horas
Junho Vermelho mobiliza doadores e leva Hemosul Móvel para municípiosHá 6 horas
Quem era Niño Guerrero, morto em operação anunciada por TrumpHá 6 horas
TCE solicita informações à Prefeitura e Câmara de Campo Grande sobre manutenção dos limites de despesa com pessoalHá 6 horas
Ampliar saneamento no Brasil é meta de ReinaldoHá 6 horas
Brasil fura teto com a maior inflação em 5 anos para o mês de maio