13/05/2023 às 08h16
Redação
Campo Grande / MS
O deputado federal Amon Mandel (Cidadania-AM) anunciou que está trabalhando para criar uma comissão parlamentar de inquérito sobre os crimes e o descumprimento dos acordos internacionais de direitos humanos no Amazonas relacionados à exploração e o tráfico de crianças e adolescentes.
Durante audiência pública que tratou do tráfico de crianças e adolescentes indígenas do Amazonas à Turquia, Amon destacou a falta de efeitos práticos dos órgãos competentes diante de diversas denúncias, ao longo dos últimos anos, relacionadas ao tráfico de crianças e a exploração sexual de menores em municípios nas fronteiras do Amazonas.
Diante da falta de atitude das autoridades, o parlamentar ressalta que a CPI é uma tentativa de contribuir, por meio de investigações sobre as atuações dos órgãos federais, para a elaboração de políticas públicas que garantam a proteção dos jovens à mercê do tráfico humano.
“O retorno desse problema à tona, de tempos em tempos, demonstra uma inaptidão do Estado Brasileiro de atender essa região”.
Mandel salienta que o descaso com a estruturação dos órgãos responsáveis pela execução das políticas indigenistas também é sentido pelo Ministério dos Povos Indígenas, a pasta que foi criada no dia 1º de janeiro deste ano se encontra com um déficit estrutural no quadro de servidores.
Amon que é membro da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, convidou os integrantes da Comissão de Relações Exteriores a apoiarem a iniciativa da CPI, para que a investigação ocorra e possa resultar em ações concretas para o combate ao tráfico humano.
O parlamentar declarou que foram enviados ofícios à Organização das Nações Unidas (ONU), ao Ministério de Relações Exteriores e às embaixadas do Brasil na Turquia e vice-versa, para que participem de uma próxima audiência para tratar o assunto.
FONTE: Francine Marquez
Há 36 minutos
Três Lagoas completa 111 anos e tem no trabalho de Coronel David apoio para continuar avançando e cuidando das pessoasHá 2 horas
Usaid denuncia 101 funcionários da ONU por ajuda ao Hamas no ataquea de 2023Há 2 horas
UMA CONVERSA ENTRE GERAÇÕESHá 2 horas
PT avalia liberar bancada na redução da maioridadeHá 2 horas
Segunda-feira de chuvas no MS