domingo, 14 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

14/06/2026 às 13h46

Redação

Campo Grande / MS

Novo aciona STF para destravar ação contra Davi Alcolumbre
Parlamentares pedem o afastamento do presidente do Congresso
Novo aciona STF para destravar ação contra Davi Alcolumbre
Foto arquivo

O Partido Novo informou ter recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar viabilizar a instalação do Conselho de Ética do Senado, etapa considerada necessária para a análise de uma representação que pede o afastamento do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).


A iniciativa foi anunciada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) em vídeo divulgado pela legenda na sexta-feira (12) nas redes sociais.


De acordo com Girão e o vereador de Curitiba Guilherme Kilter, o partido protocolou um mandado de segurança solicitando que o STF determine a abertura do colegiado, ainda não instalado nesta legislatura. Segundo o Novo, a ausência do Conselho de Ética impede o andamento da representação apresentada há cerca de dois meses contra Alcolumbre.


Entre os argumentos citados pelo senador para justificar o pedido está a não instalação da CPMI do Banco Master, que, segundo ele, já reuniu o número necessário de assinaturas para ser criada.


A pressão da legenda aumentou após reportagem da revista Veja afirmar que Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, teria transferido 30 milhões de dólares (cerca de R$ 153,5 milhões, na cotação de hoje) para Alcolumbre. Conforme a publicação, o valor teria sido enviado para uma conta no exterior em troca de apoio a uma demanda de interesse da instituição financeira.


Alcolumbre negou ter recebido o dinheiro.


– O senador Davi Alcolumbre jamais recebeu valores, no Brasil ou no exterior. Diante da gravidade das acusações e dos danos causados à sua honra e à sua trajetória pública, serão adotadas todas as medidas judiciais cabíveis, nas esferas cível e criminal, para que os responsáveis pelas acusações respondam por suas afirmações e apresentem as provas que dizem possuir – disse por meio de um comunicado.

FONTE: Monique Mello

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium