19/05/2023 às 07h59
Redação
Campo Grande / MS
Deputados independentes e da oposição articulam a criação de CPI para apurar supostos abusos de autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já são 139 assinaturas pela instalação. O Novo, que criou até abaixo-assinado pró-CPI, fala que a comissão objetiva restabelecer o “equilíbrio entre os Poderes”. Eduardo Ribeiro, presidente do partido, diz que “houve excessos no Judiciário e todo e qualquer indício de abuso de autoridade precisa ser investigado”.
O movimento ganhou força após o TSE cassar mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), eleito com quase 350 mil votos.
A coleta de assinaturas corre a sete chaves na Câmara. Deputados apostam que o governo irá interferir para esvaziar a comissão.
Instalada a CPI do Abuso de Autoridade, decisões monocráticas como as de Alexandre de Moraes (STF) devem virar alvo das investigações.
O grupo articula para ocupar uma das vagas de CPIs que ainda podem ser criadas. Só cinco podem funcionar simultaneamente e já tem três.
FONTE: Cláudio Humberto
Há 16 minutos
Usaid denuncia 101 funcionários da ONU por ajuda ao Hamas no ataquea de 2023Há 19 minutos
UMA CONVERSA ENTRE GERAÇÕESHá 24 minutos
PT avalia liberar bancada na redução da maioridadeHá 26 minutos
Segunda-feira de chuvas no MSHá 17 horas
Careca do INSS apresenta nova versão sobre suposta ameaça de morte