domingo, 14 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

08/11/2023 às 19h50

Redação

Campo Grande / MS

Manifesto de deputados de esquerda omite massacre de civis israelenses
Mais de 60 parlamentares assinaram texto que chama de "genocídio" a ação militar de Israel e usa números do grupo terrorista Hamas
Manifesto de deputados de esquerda omite massacre de civis israelenses
Foto Arquivo

Um manifesto assinado por mais de 60 deputados de partidos de esquerda (PT, PSOL, PCdoB e Rede) cobra “cessar-fogo urgente” no conflito entre Israel e o Hamas (foto) sem citar, em nenhum momento, o massacre de 1.400 civis e o sequestro de mais de 220 pelo grupo terrorista.


“Hoje, 8 de novembro, se completa um mês desde o início dos bombardeios de Israel à Faixa de Gaza”, diz a primeira frase do texto —como se não tivesse acontecido nada em 7 de outubro, a data do massacre cometido pelo Hamas, um dia antes do começo da resposta militar israelense.


O manifesto dos parlamentares esquerdistas também chama a ação de Israel de “genocídio”, ecoando declarações anteriores de Lula (PT), e repete o número de “mais de 10 mil mortos” em Gaza tal qual foi divulgado pelo grupo terrorista que controla o enclave.


Defende ainda que o Brasil chame seu embaixador em Tel Aviv “para consultas” —gesto diplomático de desagrado— e que não promulgue os acordos de cooperação militar e de segurança assinados por Jair Bolsonaro com Israel, no mesmo dia em que o Mossad auxiliou a PF brasileira na prisão de dois suspeitos de atuar para o Hezbollah.


Leia abaixo a íntegra do manifesto, com os nomes dos deputados que o assinam.


“Hoje, 8 de novembro, se completa um mês desde o início dos bombardeios de Israel à Faixa de Gaza. Como disse o presidente Lula, nada pode justificar este genocídio: mais de 10 mil pessoas já foram mortas em Gaza, cerca de metade delas crianças. Além disso, centenas de milhares de casas foram destruídas e toda a população sofre com as restrições ilegais e desumanas de acesso a água, comida, energia e internet. Na ONU, a ampla maioria dos países aprovou uma resolução chamando por um cessar-fogo urgente, mas Israel declarou que não tem intenção de parar e intensificou os ataques contra o povo palestino. Nesse contexto, a ação da comunidade internacional é de suma importância, de modo que:


1. Ecoamos o chamado por um cessar-fogo urgente e pela garantia de corredores humanitários que possibilitem a entrada de ajuda à população de Gaza e a saída dos brasileiros que ali se encontram;


2. Urgimos ao governo brasileiro que atue energicamente pelo fim do genocídio, da ocupação e do apartheid, em defesa do respeito ao direito internacional e às resoluções da ONU;


3. Solicitamos ao governo brasileiro que chame o embaixador do Brasil em Israel para consultas e que não se promulguem os acordos de cooperação militar e de segurança assinados por Bolsonaro com Israel.


Deputadas/os que assinam:
1. Erika Kokay (PT/DF)
2. Fernanda Melchionna (PSOL/RS)
3. Glauber Braga (PSOL/RJ)
4. Jandira Feghali (PCdoB/RJ)
5. Luizianne Lins (PT/CE)
6. Padre João (PT/MG)
7. Adriana Accorsi (PT/GO)
8. Airton Faleiro (PT/PA)
9. Alencar Santana (PT/SP)
10. Alexandre Lindenmeyer (PT/RS)
11. Alfredinho (PT/SP)
12. Alice Portugal (PCdoB/BA)
13. Ana Paula (PT/PR)
14. Ana Pimentel (PT/MG)
15. Bohn Gass (PT/RS)
16. Carol Dartora (PT/PR)
17. Chico Alencar (PSOL/RJ)
18. Daiana Santos (PCdoB/RS)
19. Dandara (PT/MG)
20. Daniel Almeida (PCdoB/BA)
21. Dr Francisco (PT/PI)
22. Erika Hilton (PSOL/SP)
23. Fernando Mineiro (PT/RN)
24. Guilherme Boulos (PSOL/SP)
25. Helder Salomão (PT/ES)
26. Ivan Valente (PSOL/SP)
27. Jack Rocha (PT/ES)
28. João Daniel (PT/SE)
29. Jorge Solla (PT/BA)
30. José Airton (PT/CE)
31. José Guimarães (PT/CE)
32. Joseildo Ramos (PT/BA)
33. Juliana Cardoso (PT/SP)
34. Kiko Celeguim (PT/SP)
35. Leonardo Monteiro (PT/MG)
36. Lindberg Farias (PT/RJ)
37. Luiza Erundina (PSOL/SP)
38. Márcio Jerry (PCdoB/MA)
39. Marcon (PT/RS)
40. Maria do Rosário (PT/RS)
41. Merlong Solano (PT/PI)
42. Natália Bonavides (PT/RN)
43. Nilto Tatto (PT/SP)
44. Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ)
45. Patrus Ananias (PT/MG)
46. Paulão (PT/AL)
47. Pedro Uczai (PT/SC)
48. Professor Luciene (PSOL/SP)
49. Reginete Bispo (PT/RS)
50. Reimont (PT/RJ)
51. Renildo Calheiros (PCdoB/PE)
52. Rogério Correia (PT/MG)
53. Rubens Otoni (PT/GO)
54. Sâmia Bomfim (PSOL/SP)
55. Tadeu Veneri (PT/PR)
56. Talíria Petrone (PSOL/RJ)
57. Tarcísio Motta (PSOL/RJ)
58. Túlio Gadelha (Rede/PE)
59. Valmir Assunção (PT/BA)
60. Vicentinho (PT/SP)
61. Washington Quaquá (PT/RJ)”

FONTE: O Antagonista

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium