domingo, 14 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Brasília

20/02/2024 às 18h50

Redação

Campo Grande / MS

Pacheco cobra retratação de Lula por falas contra Israel
Presidente do Congresso reagiu após Lula acentuar a crise diplomática com Israel
Pacheco cobra retratação de Lula por falas contra Israel
Foto Pedro Gontigo

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou nesta terça-feira, 20, uma retratação do presidente Lula (PT) sobre as falas contra Israel. A crise diplomática foi acentuada depois que o petista fez uma comparação entre a ofensiva militar israelense em Gaza e o Holocausto.


“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do Presidente, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina”, disse Pacheco.


Segundo o senador, não é possível compactuar com as declarações do presidente brasileiro. “Não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial”, completou Pacheco.


A declaração do senador é uma reação por parte do Congresso depois das declarações de Lula. No domingo, 18, o presidente petista voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.


“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.


Na quinta-feira, 15, durante encontro com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo, Lula havia afirmado que Israel tem “a primazia” de não cumprir as decisões proferidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).


“Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas.”


Pacificação


Ainda em seu discurso, Pacheco afirmou que o Senado Federal acompanha com “preocupação” os desdobramentos da crise no Oriente Médio. “Reafirmamos o apoio do Poder Legislativo brasileiro por uma solução consensual, em que o Estado da Palestina possa conviver, em paz e segurança, com o Estado de Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, disse.


Segundo o senador, a pacificação entre o Estado de Israel e a Palestina passa pelos cumprimentos dos tratados de direitos humanos. “A solução para o conflito passa, necessariamente, pelo cumprimento dos tratados de direitos humanos e pelos mecanismos multilaterais de solução de controvérsias, sempre respeitando a memória histórica dos povos envolvidos”, completou.

FONTE: O Antagonista

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium