Terça, 23 de julho de 2024
(67) 9-9959-0792
Saúde

09/07/2024 às 19h18

Redação

Campo Grande / MS

Os cuidados com as lentes de contato
O mau uso das lentes pode causar cegueira
Os cuidados com as lentes de contato
Foto Arquivo

Quem sofre com miopia ou astigmatismo e não gosta de usar óculos, recorre às lentes de de contato. Elas são imperceptíveis e, se usadas da maneira correta, descartam a necessidade dos óculos de grau. No entanto, os adeptos das lentes precisam ter cuidados redobrados, pois basta um pequeno descuido para colocar a saúde dos olhos em risco.


Quem usa lente não deve dormir com o acessório. Os especialistas recomendam que as lentes fiquem em contatos com olhos por até 16 horas, não mais que isso. O uso prolongado pode causar problemas nas córneas.


Ainda, é importante lembrar de que não se pode deixar de higienizar as mãos antes de manusear as lentes! Se você usa, lave as mãos com sabão, inclusive entre os dedos, antes de tirar ou colocar. As mãos sujas podem contaminar o material ou deixar pequenas poeiras, que podem causar coceira e irritação nos olhos.


Outra coisa para se ter cuidado, é sempre que for guardar as lentes, higienizar o material com a solução adequada. O produto é vendido nas farmácias e deve ser despejado no estojo em que a lente é guardada. Elas ficarão submersas no líquido e, assim, sua durabilidade será maior e elas estarão limpas durante o período em que não forem usadas. Ah, e esse estojo precisa ser limpo regularmente. Tanto a parte interna quanto a externa dele.


É extremamente contraindicado entrar no mar ou na piscina usando lentes de contato. Isso porque a água, principalmente a do mar, possui micro-organismos e bactérias que podem se alojar na lente e, posteriormente, nos olhos. Esses mini seres vivos podem se proliferar e causar doenças graves e até cegueira.

FONTE: Mayara Macedo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium